Credito: Adauto Cruz/CB. Enfeite a casa para entrar no clima de Natal.
arvore_natal Credito: Adauto Cruz/CB. Enfeite a casa para entrar no clima de Natal. Credito: Adauto Cruz/CB. Enfeite a casa para entrar no clima de Natal.

Última chamada para receber Noel – todos a postos, coragem e checklist na mão

Publicado em Comportamento

Se esgota o prazo para bem receber Noel e convidados. Desânimo nem pensar e tomar como aliados coragem e checklist será de alta sabedoria.

Confesso que pretendia estar hoje com “tudo em cima” para a Noite feliz mas, infelizmente, vou ter que correr atrás de algumas coisas antes de me sentar e ficar admirada com minha eficiência e organização.
Explico: vou receber hóspedes para o Natal e disso já sabia há pelo menos um mês, quando comecei a me programar para bem recebê-los. Preparei uma lista de checagens para verificar se tudo estava em ordem no meu lar; contratei profissionais para pequenos e necessários reparos, coisas do tipo arrumar portas de vidro que não estavam deslizando com facilidade pelos trilhos; verificar a perfeição do funcionamento do banheiro da área de lazer porque, se o tempo ajudar e fizer sol, será de grande utilidade; organizar lista de compras para abastecer despensa, geladeira, bar e área de serviço; combinar com a cozinheira o menu desses dias que, tenho certeza, serão ótimos e conferir se nas acomodações das visitas não falta coisa alguma – travesseiros confortáveis, luminárias iluminando, armários com cabides, gavetas livres e banheiros com tudo em cima (toalhas, sabonetes, tubos de pasta de dente, rolos de papel higiênicos, vidros de shampoo neutro e por aí vai).

Afinal, se digo serem os hóspedes sempre melhores que os donos da casa, tenho que ser cuidadosa e não me contradizer. Mas, como sou sujeita a pequenos e humanos contratempos, por preguiça deixei algumas coisinhas para a última hora, ou seja, tenho hoje (amanhã chegam meus hóspedes que são da família, mas nem por isso têm que ser tratados de outra forma que não seja BEM) para correr atrás de completar as tarefas a que toda a anfitriã que se preza se impõe.

Algumas já cumpri – comprei o peru que ficará dois dias no tempero para garantia de sabor “porreta”, me certifiquei estar tudo ok com a adega e deixei para a última hora o que já devia ter providenciado há alguns dias: rechear a geladeira com refrigerantes e guloseimas. (Já sabe o que vestir? Confira dicas e simpatias aqui!)

Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Para um peru mais suculento, deixe a ave marinando no tempero
Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Para um peru mais suculento, deixe a ave marinando no tempero

Ou seja, “marquei bobeira” justamente no item que mais dá trabalho porque enfrentar as (infindáveis) filas de supermercados e frutarias na véspera de data tão importante é uma insanidade, sem falar no trânsito que chega a ser insuportável, provocado por pessoas que, como eu, deixaram tudo para a última hora. Mas esse preço tenho que pagar. Pago sempre, a bem da verdade, apesar de jurar constantemente que no ano que vem vou fazer o que falo e preparar tudo com antecedência. Não prometo. Vou tentar.

Ah, já ia me esquecendo de mais um item: do kit farmácia para eventuais e passageiros probleminhas de saúde, como resfriados, enxaquecas e por que não, ressaca. Feliz Natal!