Chá é uma das receitas mais antigas contra gripe e resfriado
cha_mariza Chá é uma das receitas mais antigas contra gripe e resfriado Chá é uma das receitas mais antigas contra gripe e resfriado

Legumes, frutas, raízes, ervas – a desesperada tentativa de se livrar de uma gripe desagradável

Publicado em Comportamento

Relato da batalha para mandar embora com legumes, frutas, raízes e ervas uma companheira que chegou sem convite e insiste em não se retirar: a gripe!

Há quase um mês, mais precisamente logo depois do Natal, recebi uma visita inesperada que grudou em mim e – sem a menor cerimônia – se recusa a ir embora, me incomoda e causa mal-estar físico. É uma gripe que já tentei combater com remédios barra-pesada, daqueles que deveriam aniquilá-la.
Porém, ela foi mais forte, não se abalou e comigo ficou. Até agora porque resolvi tirar o fim de semana para defenestrar essa companhia desagradável com a ajuda de elementos que a natureza providencia: legumes, frutas, raízes e ervas.

Claro que fui buscar ajuda na (bendita) internet e encontrei várias receitinhas de fácil execução e ingredientes corriqueiros. Selecionei as menos extravagantes para – generosamente – compartilhar as fórmulas com quem delas, um dia, precisar possa. Aviso que escolhi as que elegi para curar a minha gripe e deixo claro que o resultado só divulgarei se funcionar. Ou, não.

Começo com um xarope que tem como ingredientes três cebolas médias raladas, três dentes de alho amassados, suco de três limões, uma pitada de sal e duas colheres de mel. Tais ingredientes, exceto o mel, deverão ser aquecidos em fogo baixo, coados e por fim adoçados com o mel.
O gripado tem que tomar três colheres do xarope, quatro vezes por dia, até sarar. Recomendo deixar de lado conversas ao pé do ouvido enquanto durar o tratamento – alho e cebola marcam presença no hálito, é bom lembrar.

Passo agora a receita de um suco de liquidificador que, após a execução, tem que ser imediatamente consumido. É fácil e barato. Tem que bater no liquidificador o suco de três limões com um dente de alho, uma colher de sopa de gengibre ralado e uma de mel.

Para quem de fato não suporta o alho encontrei uma sugestão maravilhosa. Preparei e gostei, só não senti o resultado, ainda. É um suco para tomar duas vezes por dia e que se prepara com os sucos de uma laranja, de um limão e três gotas de extrato de própolis. Arrisco um palpite – me parece mais uma receita daquelas criadas para repelir a gripe antes de sua instalação mas é gostosinha e mal não faz.

Dormir de meia com os pés lambuzados de pomada é simpatia contra a gripe
Dormir de meia com os pés lambuzados de pomada é simpatia contra a gripe

Curiosa, fui atrás de simpatias e encerrei minha pesquisa num site assinado por uma bruxa bonitinha que recomenda um chá para combater gripe.
Selecionei duas simpatias que achei divertidas e adorei a receita da risonha bruxa.

Simpatia número 1: tem que cortar pela metade uma cebola, embrulhar numa fralda de tecido com trama mais ou menos larga, colocar ao lado do travesseiro na hora de dormir. A receita não pede coragem mas eu recomendo, por motivos óbvios.

Simpatia número 2: esfregar na sola dos pés uma generosa camada de Vick Vaporube e calçar uma meia grossa, na hora de dormir, é claro. Acho viável mas não sei dimensionar a eficácia.
Por fim, o chá das bruxas que mais soa como das fadas porque pede que se prepare uma mistura de mel, gengibre e meia dose de conhaque para tomar uma ou duas vezes por dia, três vezes por semana. Suponho que as quantidades sejam do livre arbítrio do enfermo uma vez que a bruxinha não as especifica. Como acredito ser atraente para muitas pessoas o chá das bruxas, recomendo conhaque de boa cepa – curar a gripe e agredir o fígado me parece tolice.