Tiz e seus bolos maravilhosos
tiz Tiz e seus bolos maravilhosos Tiz e seus bolos maravilhosos

Patrocinadores de sonhos

Publicado em Gastronomia

A alegria de descobrir que existem pessoas que têm o dom de esparramar felicidade, de encantar um e outro com o que fazem, mesmo que seja um bolo. São os verdadeiros patrocinadores de sonhos. Deles não abro mão.

Sou pessoa que reverencio a boa mesa, reconheço a elegância e não escondo a atração pelo belo. Claro que tomo por base conceitos próprios e pouco valor dou aos já estabelecidos. Para tanto me permito uma certa arrogância e creio estar com a razão sempre. Arrogantemente…
Isto posto passo diretamente ao que interessa e justifica o título do texto, Patrocinadores de Sonhos. Cito três que no momento, com seu trabalho povoam meu universo, provocam encantamento instantâneo: Maria Beatriz de Almeida Pinto, Luisa Farani e… Thomas William Selleck.

Começo com Maria Beatriz. A Tiz (como é carinhosamente chamada), entre vários dons tem um que me provoca inveja da boa – ‘trafega’ com naturalidade e facilidade pelo universo culinário, sobretudo nos quesitos bolos (fez o primeiro aos 5 anos de idade) e cupcakes.

Na verdade, a descoberta de seus dotes de “boleira” é de responsabilidade de um cupcake que deu errado, receita tirada da internet, produto que ela classifica de resultado “horrível” e a levou a treinar fazer outros até acertar. Afirma ter sentido nesse momento enorme “satisfação” e foi adiante com suas incursões culinárias ocasionais.

Fã de Nigella, Jamie Oliver e Martha Stewart, depois de trabalhos outros como produtora de tevê e de eventos, Tiz foi-se de mala e cuia para New York, matriculou-se na International Culinary Center e por quatro meses se dedicou às aulas de bolos – a feitura de cupcakes já estava absolutamente sob seu controle.

Voltou com receitas americanas na bagagem e – para sorte nossa – meteu literalmente a mão na massa, foi produzir sob encomenda (é bom e justo que se diga), bolos que mexem sem piedade com três dos nossos cinco sentidos: visão, olfato e paladar.

São bolos e cupcakes com decoração que se pode chamar de temática. Os temas podem ser sugeridos pelo cliente porém sua execução e interpretação fica por conta de Maria Beatriz e isso não se discute – afinal, a expert, a craque em arte palatável é ela.

São tão bonitos os bolos que tive problemas uma vez que encomendei um para o Natal e tive que me esforçar muito para fatiar e servir, de lindo, divertido que era. Mas, com dor de coração usei a
faca e no fim, de tão bom que era o bolo, não consegui sentir remorso e me fartei com a iguaria.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Antes de encerrar conto mais algumas coisas:
1 – sempre odiei cupcake. Até o dia em que fui a um evento pequeno e a anfitriã me levou pela mão até uma bandeja de… cupcakes. “São da Tiz”, me disse ela. Sou bem educada. Tiz estava por perto. A anfitriã, também. Noblesse oblige. Comi. Fiz as pazes com a iguaria. Morro de amor por ela agora. Desde que assinada pela Maria Beatriz.

2 – termino com a lista de sabores dos bolos, o endereço de instagram e o telefone para encomendas via WhatsApp.
Sabores: Devil´s Food (chocolate com café); White Cake (baunilha e amêndoa); Rainbow Cake; Bolo de Laranja da Casa; Cenoura com Nozes e Temperos; Red Velvet e Torta de Nozes com Ovos Moles.  Instagram: @linumbakery. WhatsApp:98377-6007.