O peru é umas receitas típicas do fim de ano
peru360 O peru é umas receitas típicas do fim de ano O peru é umas receitas típicas do fim de ano

O fim do ano e suas inevitabilidades (Parte 2)

Publicado em Etiqueta

Ainda uma tentativa de ajudar nas mudanças de rotina, hábitos e humor nos infalíveis e festivos dias que virão e serão marcantes, como sempre.

Engana-se quem pensa que organizar-se para festas de fim de ano resume-se a estar com a missão “compras de mimos” já cumprida. Ledo engano. Especialmente para quem se propuser a receber em seu próprio território/lar os convidados que, espera-se, elegantemente já tenham confirmado presença. Ou, com elegância, recusado o convite.

Biscoitos de gengibre e mel divertem e adoçam o Natal
Biscoitos de gengibre e mel divertem e adoçam o Natal

Pois bem, existem comidas que são a cara do Natal, melhor dizendo, convencionou-se serem natalinas e por conta disso, já está bem em cima da hora de encomendá-las se for o caso de comprar tudo pronto. Agora, se for para encarar o fogão em casa mesmo, exibir dotes culinários e habilidades, deixar para comprar as iguarias a serem servidas poucos dias antes do advento poderá ser arriscado e ocorrer o já citado na parte 1: machucar o bolso e entristecer um pouco a alma. Portanto, como seguro morreu de velho, melhor abastecer a adega e a despensa o mais rápido possível.
Vamos ao cardápio tradicional para a noite que celebra a chegada de Papai Noel.
Sobre uma mesa grande, coberta com toalha branca, de renda, vermelha, verde, não importa, estarão repousados em travessas especiais porque é Natal, peru assado (recheado com farofa de miúdos e pele perfeitamente dourada e deliciosamente crocante); leitão (se for novinho, quase mamão, melhor, igualmente de pele dourada e crocantíssima, com direito a maçã na boca); bolinho de bacalhau (não de batatau, por favor); salpicão para conferir ao cardápio certa refrescância e… rabanadas; panetone; nozes; castanhas, frutas frescas (da estação) e os biscoitos de gengibre e mel, aqueles em formato de carinhas-redondinhas-risonhas, arvorezinhas de natal, estrelas de muitas pontas, casinhas, bonequinhos e por aí vai.

26/11/2015. Crédito: Antônio Cunha/CB/D.A.Press. Brasil. Brasília - DF.  O tender bolinha está sempre presente à mesa de fim de ano
26/11/2015. Crédito: Antônio Cunha/CB/D.A.Press. Brasil. Brasília – DF. O tender bolinha está sempre presente à mesa de fim de ano

Vale lembrar que os assados são servidos rodeados de frutas geralmente frescas, cujo sabor combina com o deles. Mas existem pessoas que por nada desse mundo deixam de lado servirem-se de arroz, branquinho ou com passas. Porém, quentinho. Portanto, em mesa de banquete que homenageia o ‘bom velhinho’, nem pensar em deixar de lado o arroz.

2015. Crédito: Belini Pães &Gastronomia/Divulgação. Rabanada representa essa época do ano
2015. Crédito: Belini Pães &Gastronomia/Divulgação. Rabanada representa essa época do ano

Por isso tudo e pelas ‘firulas’ do tipo ‘arroz quentinho’, pururuca, farofas e outros requisitos para compor o rega-bofes de Noel, fica aqui minha opinião: organize-se com as compras de ingredientes JÁ ou contrate agora a equipe que poderá concretizar o projeto do Natal perfeito, incluindo nele o Papai Noel ( por aí há muitos que alugam sua performance), se da celebração participarem crianças; a coperagem, a cozinheira e o que mais necessário for para deixar os comensais felizes e satisfeitos. E, poupar quem recebe de um trabalho insano porém, necessário e em nada surpreendente porque se repete a cada ano, desde que o (nosso) mundo é mundo.

136 thoughts on “O fim do ano e suas inevitabilidades (Parte 2)

  1. Greetings from California! I’m bored to death at work so I decided to check out
    your website on my iphone during lunch break. I enjoy the
    info you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, great site!

  2. Se estima que el 50% de los hombres de 40 a 70 años experimentan algún tipo de disfunción eréctil en algún momento u otro. Los hombres son más propensos a problemas de erección si no están tan interesados ​​en el sexo; y son más propensos a la pérdida de la libido si tienen problemas de erección.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*