Xixi e cocô no lugar certo

Publicado em comportamento

Veja como ensinar o pet a fazer xixi e cocô no lugar certo. Tutores nunca devem brigar com o animal, caso ele não consiga se segurar

Charlotte só usa o banheirinho
Charlotte só usa o banheirinho: em quatro meses de treino, ela aprendeu o comando  

Qualquer pet, seja filhote ou adulto, pode acabar fazendo cocô ou xixi em lugares indesejado, o que os veterinários chamam de “problema de eliminação inadequada”. Mas, seguindo alguns passos,  ele pode aprender a usar o local correto. Para isso, é preciso paciência e persistência,  além de tapetinhos (aqueles higiênicos) ou folhas de jornais e os petiscos.

Tutora das cachorrinhas Chanel, Charlotte e Cindy, Renata Rezende contratou um adestrador para ensinar a primogênita a fazer as necessidades no tapete higiênico. “Ele me ensinou fazer um movimento no pescoço dela quando fizesse no lugar errado, dizendo ‘xixi (ou cocô), não pode’, com uma voz mais grossa, e depois levasse para o tapete e falasse ‘xixi aqui, xixi aqui’ com uma voz mais doce”, diz. Em seis meses, a yorkshire aprendeu a lição. Renata adotou a mesma tática com Charlotte e Cindy, que chegaram depois, e conseguiu que elas só usassem o banheirinho. “Você nunca deve limpar o xixi ou o cocô na frente do animal, e também nunca deve brigar com ele”, ensina.

1-Crie uma rotina
Logo que chegar na nova casa, o animalzinho precisará de uma rotina para que tudo seja mais fácil. Isso inclui horário para dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades. Se todos da casa se comprometerem, logo ele vai se acostumar. Caso ele seja filhote, vai levar de 10 a 15 minutos após a refeição para fazer xixi ou cocô. Já os cães mais velhos podem ser levados até quatro vezes por dia.

2- Sempre no mesmo lugar
Além de precisar de uma rotina, os cãezinhos se adaptam mais rapidamente se tiverem um canto especial para fazer cocô e xixi. Pode ser em uma área do seu quintal, uma varanda ou a lavanderia. O importante é escolher um local de fácil acesso e que não esteja ao lado da comida ou do local onde ele dorme, pois os bichos não gostam de ir próximos aos locais de descanso ou das refeições.

3- Aposte na recompensa
No começo de adaptação, sempre leve o cão ao canto do xixi, logo depois que ele tiver feito sua refeição. Quando ele conseguir fazer algo, dê um petisco como recompensa, faça um elogio ou carinho. Nunca economize a festa! Assim ele vai entender que é recompensador agir dessa maneira. E com o tempo, ele só vai melhorando ao criar hábitos rotineiros.

4- Sempre ao seu lado
Nas primeiras três semanas, o mais adequado é que seu cão esteja sempre acompanhado. Você deve escolher uma palavra para “pedir” que ele faça xixi ou cocô, como por exemplo “banheiro”. Use-a quando levá-lo ao local correto para as necessidades. Quando não puder, de maneira alguma, ficar com ele, deixe-o em um lugar reservado com água, brinquedos e fraldinhas ou jornais.

5- Esqueça as broncas
Para educar um animal, a aposta sempre será sempre o estímulo e não a repreensão. A bronca nunca ensina, só estimula ele a fazer escondido e no lugar errado. Quando ele fizer fora do local estipulado, o correto é ignorar. E nem pensar em esfregar o nariz no xixi ou cocô! Embora pareça mais difícil, dessa maneira ele vai adotar uma rotina com mais facilidade.

Fonte: Pet Anjo