Vacine seu pet no sábado

Publicado em Sem categoria

Veja quais os postos estarão abertos no sábado para imunizar cães e gatos contra a raiva, doença gravíssima, que mata animais e humanos em pouco tempo

raiva

Já vacinou sem cãozinho ou gatinho contra raiva? No sábado, vários postos de saúde estarão abertos para vacinação. Confira aqui a lista. Animais com mais de três meses, prenhes e que acabaram de ter filhotes devem receber a imunização, que é de graça.

Essa é uma doença grave, que pode comprometer o Sistema Nervoso Central (SNC). Transmitida por meio da saliva de animais infectados, que pode entrar em nosso corpo por meio de uma mordida ou até mesmo após lambedura de uma lesão já existente na pele, o vírus pode viajar até o cérebro humano, causando inchaço ou inflamação.

Jueli Berger, veterinária da EsalPet, explica que qualquer mamífero pode ser infectado pela raiva, doença que pode matar poucos dias depois da contaminação. Nos animais, a raiva tem um período de incubação que pode variar de 15 dias a 2 meses, se manifestando de duas formar: a furiosa e a muda.

“A furiosa, que é a mais comum, apresenta três fases de sintomas”, detalha a especialista. Na primeira, que costuma durar cerca de 3 dias, o animal contaminado apresenta mudança de comportamento, esconde-se em locais escuros, não obedece e tem momentos de agitação.

Já na segunda fase, o pet começa a se mostrar extremamente agressivo, mordendo e atacando, e sendo comum inclusive a automutilação, além de apresentar salivação intensa e latido rouco devido à paralisia dos músculos de deglutição e das cordas vocais causados pela doença. Na fase final, o animal tem convulsões generalizadas, falta de coordenação motora e paralisia do tronco e membros que geralmente após 48 horas evolui para óbito.

Já na forma muda, o animal se torna melancólico e calmo demais, esconde-se em locais escuros, não come, não late, não responde aos chamados do dono e, também, apresenta paralisia gradativa dos músculos. “A melhor maneira de prevenção é a imunização adequada. Animais domésticos devem receber uma dose anual da vacina, para que não corram riscos”, completa a veterinária.