080716mf09 Foto: Marcelo Ferreira/@cbfotografia -Daniella Nardelli, amigas e mães adotivas do Projeto de adoção São Francisco.

Uma verdadeira família

Publicado em adoção, bichos

(da Revista do Correio)

O Projeto Adoção São Francisco se destaca quando o assunto é o resgate de animais abandonados. A ideia surgiu em 2013. Daniela Nardelli, Ana Lúcia Vieira, Jacqueline Lourenço, Valeska Quirino, Carolina Nardelli e Lisiane Bloom, que já trabalhavam como protetoras voluntárias, perceberam que havia muitas coisas na área que não eram satisfatórias e resolveram criar seu próprio projeto. Assim, colocaram em prática a filosofia de criar laços tal qual uma família — elas se recusam a usar palavra “abrigo”.

O grupo preza pelo conforto e pela qualidade de vida dos bichos e, por isso, tenta não ultrapassar um número razoável de abrigados. Hoje, a chácara acolhe 129 animais, sendo 89 cães, 38 gatos e 2 coelhos, além dos que se encontram em lares temporários. Uma das fundadoras, Daniela Nardelli, explica que a demanda é grande. “Tudo depende muito da ocasião. Se temos capacidade de abrigar outro bichinho, fazemos na mesma hora, independentemente da situação. Em caso contrário, temos que fazer escolhas que nem sempre são fáceis”, lamenta. Por dia, a equipe recebe mais de 20 solicitações de resgate por e-mail. A preferência, porém, vai para os animais que elas próprias resgataram. Animais mais fortes, saudáveis ou de raça têm mais chances de serem adotados rapidamente. Muitos, porém, chegam doentes e precisando de cuidados especiais.

Foto: Antonio Cunha/@cbfotografia. A gata Tina e a cachorra Felícia, ambas adotadas do Projeto Adoção São Francisco.
Foto: Antonio Cunha/@cbfotografia. A gata Tina e a cachorra Felícia, ambas adotadas do Projeto Adoção São Francisco.

O primeiro passo após o resgate é submeter os pets a um checape veterinário. São comuns quadros de anemia, cinomose e infestação de carrapatos. Quando recebem alta, um protocolo de vacina e castração é iniciado, seguido do trabalho de socialização, decisivo para se candidatarem à adoção. “Não temos pressa para o animal ser adotado. Não queremos de forma alguma entregá-los para a primeira pessoa que aparecer. Queremos deixá-los nas mãos de quem possa oferecer ainda mais do que nós mesmas: mais amor, mais carinho, melhores condições”, enfatiza Daniela Nardelli.

A analista de benefício Andrea Fernandes(foto) conheceu o Projeto Adoção São Francisco quando começou a pesquisar sobre abrigos de animais abandonados e se encantou com a seriedade do grupo. “As meninas dão muita assistência, cuidam muito bem dos animais e isso faz diferença.” Andrea sempre teve mascotes em casa, mas se interessou pela adoção por poder ajudar os que mais precisam de um lar e por deixar de alimentar o comércio de animais que, muitas vezes, visa somente o lucro, em detrimento do bem-estar.

Primeiro, ela adotou Felícia, uma cadela que quase foi sacrificada devido ao histórico de agitação e problemas comportamentais. “Ela vivia fugindo e diziam que ela dava muito trabalho, mas deu tudo certo porque tenho dois filhos crianças, Luana e Lucas, que ajudam a cansá-la”, brinca. Pouco tempo depois, Andrea decidiu adotar um gato também. E foi assim que Valentina se juntou à família. Havia, é claro, o receio de Felícia e Valentina não se dessem bem. Para a surpresa geral, o processo de socialização entre as duas foi tranquilo e, hoje, elas não se desgrudam.

O gatinho Frederico Piu foi acolhido pelo grupo com mais três irmãos — ele era o menor e mais magrinho. A cientista política Mariana Zewe, que havia conhecido o projeto por meio de um amigo, interessou-se imediatamente. Ela já tinha outros dois gatos, Abu e Aysha, quando resolveu adotar Frederico. “Cheguei lá e ele era o mais frágil. Achávamos que ele não fosse conseguir ganhar peso, mas, quando olhei para ele, fiquei apaixonada.” Com 5 meses, o gatinho ainda precisa de acompanhamento veterinário para engordar.

“O grupo é fantástico. Eles, de fato, cuidam dos animais e se preocupam. É legal ressaltar que eles também facilitam muito o processo para quem quer adotar, pois já entregam o animal vacinado, castrado e tudo mais”, elogia Mariana. A cientista política afirma que é extremamente gratificante ter um bichinho adotado — mais ainda do que se fosse comprado —, pois a troca de amor é muito intensa. Antes de adotar, porém, é importante ter muita certeza disso: com a idade, os bichinhos ficam mais dependentes e as despesas aumentam. “Eles já têm muitas feridas na alma, então, o adotante tem que estar disposto a fazer modificações na rotina para acolher e proporcionar muita alegria”, ressalta Daniela Nardelli.

Como ajudar
Apesar de todo o afeto que é oferecido aos bichinhos, o grupo não ainda conta com colaborações fixas que ajudem nas despesas. Por mês, são usados 750kg de ração. O que viabiliza o trabalho são as rifas e bazares realizados. É possível doar ração e medicamentos nos seguintes pontos de coleta: Inforcontábil (CLS 114, Bloco C, Loja 31) e Petit Animale Águas Claras (Rua Alecrim Sul, Lote 06, Lojas 11 e 13). Para doações em dinheiro, o grupo tem uma conta bancária no Banco do Brasil, agência 3475-4, conta-corrente 33.383-2, pessoa jurídica.

Serviço
O Projeto Adoção São Francisco realiza feiras de adoção uma ou duas vezes por mês.

A próxima será em 23 de julho, na loja Petz, no Setor de Indústria e Abastecimento, das 10h às 15h.