Um “tapa no visu”

Publicado em Sem categoria

Nada como uma boa tosa para deixar os pets prontos para as festas de fim de ano. O corte dos pelos também é importante para proteger contra o calor do verão. Confira os estilos de tosa que estão “fazendo a cabeça” da cachorrada

 

Thor usa o estilo samurai-bebê, cortado na tesoura: sempre fresquinho Crédito: Arquivo Pessoal
Thor usa o estilo bebê, cortado na tesoura: sempre fresquinho Crédito: Arquivo Pessoal

Pelos penteados e com estilo estão sempre na moda. Mas algumas tosas se destacam mais na época de Natal, réveillon e verão. A procura pelos cortes mais curtos para cães e gatos crescem 30% nesse período, conta o groomer William Galharde, gerente de estética da rede Petz.  “Com o calor, os  mais peludos podem sofrer se ficarem expostos a atividades ao sol. Com a tosa, eles se sentem mais aliviados. Além disso, é mais prático, banho e enxágue ficam mais rápidos e facilita a manutenção da limpeza no dia a dia”, afirma.
Um dos cortes mais pedidos é o “estilo militar”, ideal para cães e gatos de pelagem média e longa, que deixa o pelo do corpo mais curto, destacando a cabeça e a orelha raspadinha. Ele pode ser feito com a tesoura ou na máquina. Outra dica de William é o “estilo Samurai”, com um coque no alto da cabeça, que também ajuda a refrescar e a garantir glamour ao visual dos pets.

Desde os oito meses de idade, o Shih-Tzu Thor, 2 anos, é adepto da tosa bebê na tesoura, que o deixa estiloso e fresquinho. “Gosto dessa tosa por que fica bem a vontade para brincar em qualquer lugar, e com topete pra não perder o charme”, conta a tutora, Raniérica Assunção. A cada três meses, o cachorrinho apara os pelos para manter o corte.

Além de dar um toque no look, os cortes também ajudam a cuidar da higiene e da saúde dos bichinhos, evitando lesões e assaduras. “Os pets com pelagem longa acabam tento algumas limitações. Quando fazem a tosa, eles ganham mais liberdade. Mas é preciso ficar atento à necessidade de cada bichinho e raça”, orienta Galharde. A veterinária Fernanda Marques, membro da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional de Indústria de Produtos para Saúde Animal, também lembra que nem todas as raças devem ser tosadas. “Algumas não estão adaptadas às temperaturas tropicais, e o tutor deve ficar atento, pois, neste caso, o pelo protege o animal”, diz. Esse é o caso de samoiedas e husky siberianos, por exemplo. Nesses animais, o pelo faz uma camada térmica para evitar queimaduras, e retirá-lo pode ser muito perigoso.

Para entrar no clima natalino, além de caprichar na tosa, os pets podem usar roupinhas, toucas de papai-noel, bandanas e gravatinhas natalinas.

“Mas o bichinho tem que se sentir confortável. Alguns não se estressam com nada e podem usar adereços, roupas e apliques, enquanto outros não suportam nem um pequeno laço. O tutor tem que ficar atento para não prejudicar o pet e deixá-lo desconfortável. O look deve ser harmonioso, mas é preciso se preocupar com o bem-estar do bichinho”.”, alerta o groomer William Galharde.

Na galeria de fotos, as tosas da moda, segundo William Galharde, da Petz

 

Este slideshow necessita de JavaScript.