Um desfile santo

Publicado em Sem categoria

Santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, organiza um desfile pet, no dia 30 de setembro, como parte das comemorações do padroeiro. Prepare o coração: na passarela, amiguinhos de quatro patas, com trajes franciscanos, darão um show de fofurice

"Frei Bigodes": cachorrinhos de Brasília poderão repetir o visual deste cão, acolhido por franciscanos na Bolívia
Frei Bigodes“: cachorrinhos de Brasília poderão repetir o visual deste cão, acolhido por franciscanos na Bolívia  Crédito: Reprodução

 

Ele chamava os animais de irmãos. Por isso, São Francisco de Assis é considerado o protetor da bicharada. Nada mais justo, portanto, que organizar um evento para homenageá-lo, repleto de seus irmãozinhos de quatro patas. Famoso pela bênção aos pets promovida todos os anos, o Santuário São Francisco de Assis, na 915 Norte, vai promover, pela primeira vez, um desfile de “frades” (também válido para fêmeas, é claro!) no próximo dia 30.

 

“O Santuário São Francisco de Assis é pet friendly. Então, imaginei um evento que envolvesse os animaizinhos e mostrasse um pouco mais o Santuário como esse lugar de bênção, de paz, com um pouco mais de organização. A ideia do desfile nasce como um espaço de acolhimento aos bichinhos, como acontece no dia 4 (dia de São Francisco e da bênção dos animais), e também para mostrar nossa criatividade e enriquecer os festejos de São Francisco”, diz o frei Fabrício, idealizador e responsável pelo Desfile Franciscano Pet.

Tradicional bênção, no Santuário Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press.
Tradicional bênção, no Santuário Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press.

O franciscano conta que a comunidade do Santuário está animadíssima com o evento, que acontece em 30 de setembro. “Todos ficaram surpresos com essa novidade. Muitos vão participar, seja do desfile, seja do evento, para ver como vai ser bonito”, diz.

O labrador Vitão, que já se vestiu de Harry Potter, agora vai deixar de ser bruxinho para virar franciscano. A tutora do cão, Gerlânia Moraes, está ansiosa para unir duas grandes paixões: o catolicismo e o amigão de quatro patas. “Sou muito católica e simplesmente amei a iniciativa do Santuário de promover essa benção para os nossos pets. A sensação que dá é que estarão mais protegidos”, diz. Além da bênção do dia 4, ela vai levar Vitão para desfilar no evento do dia 30 (veja a programação abaixo).

“Eu já tinha me organizado e providenciado uma roupinha de frei para o meu ‘Doidão’ ir para a benção lindo, e homenageando essas pessoas de coração tão puro que são os franciscanos. Pouco depois, eu soube do evento”, conta. “Espero que ele arrase. A paróquia está de parabéns por esta iniciativa, não consigo mensurar o quanto ficarei feliz de poder levar o Vitão para conhecer o Santuário”, diz.

Gerlânia e "frei" Vitão: presença garantida Crédito: Paulinha Leon Fotografia
Gerlânia e “frei” Vitão: presença garantida Crédito: Paulinha Leon Fotografia

 

A lhasa apso/yorkshire Malu e a shihtzu Lunna também marcarão presença na passarela do Santuário. “Todos os anos, eu tenho o costume de levar as meninas para participarem da festa de São Francisco de Assis comigo”, conta a tutora, Mariana Torres. “Então, todo 4 de outubro, eu levo elas para a missa e para receberem a bênção especial dos animais. Ao ficar sabendo dessa programação diferente que vai ter esse ano, com o desfile franciscano, fiquei muito feliz. É a primeira vez que teremos um desfile pet na igreja. Acho que vai ser um evento muito bacana, não só para a eles, mas para a gente também. Além de ser uma socialização para os bichinhos, é uma oportunidade para a gente, que é dono, conhecer outras pessoas que têm esse mesmo interesse”, avalia Mariana.

Lunna e Malu vão ao santuário todos os anos e, agora, desfilarão de franciscanas Crédito: Arquivo Pessoal
Lunna e Malu vão ao santuário todos os anos e, agora, desfilarão de franciscanas Crédito: Arquivo Pessoal

O evento vai premiar os três primeiros colocados no desfile, com diversos presentes (veja abaixo). Mas Mariana Torres explica que o espírito do desfile não é a competição. “Espero que as pessoas vão com espírito de diversão, de comemoração da festa de São Francisco, e não com o espírito de competição, de querer ganhar o desfile, ter o melhor vestido… Que possam ir para comemorar, para brincar”, afirma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO
1º Desfile Franciscano Pet
Inscrições Gratuitas na Secretaria (3447-7039) ou pelo e-mail: familiarsanfra@hotmail.com
Data: 30 de Setembro
Horários:
• Concentração: 15h30
• Desfile: 16h
• Premiações: 16h45
• Encerramento: 17h

Regras de convivência:

• Não levar fêmeas no cio;
• Seu pet fica desconfortável em aglomeração? Se sim, ele deve ficar na coleira, para desfrutarem bem o momento;
• Leve um “cata-caca” ou saquinho para recolher os dejetos do seu pet;
• Cada tutor será responsável pelo seu pet, então fique de olho para mantes uma boa convivência, harmonia e local limpo.

Critérios para seleção dos pets no desfile:

Temática Franciscana,
. Qualidade e capricho na produção dos looks (roupinhas e adereços) dos pets;
• Criatividade;
• Inteiração entre dono e pet,
. Atuação no desfile (comportamento, “truques”, desenvoltura)

Jurados: Frei Fabrício, Frei Bernardo e Frei Rogério.

Premiação:
• 1º Colocado: Uma imagem de São Francisco, uma cama para o pet com motivo franciscano, uma plaqueta de identificação, brinde da Nutrina e 01 pacote de banhos (04 banhos + 01 hidratação) da Pet Free Noroeste
• 2º Colocado: Algum mimo franciscano, uma plaqueta de identificação, uma bandana, brinde da Nutrina e 01 Banho + 01 Tosa Higiênica + 01 Kit Higiênico (refil com cata caca) da Pet Free Noroeste
• 3º Colocado: Algum mimo franciscano, uma plaqueta de identificação, brinde da Nutrina e Terceiro ganhar: 01 Banho + 01 Hidratação + 01 Kit Petisco da Pet Free Noroeste.

Apoio:
Pet Free Noroeste – CLNW 10/11 Bloco B Loja 04
Rações Nutrina
Supemercado Dona de Casa – 213 Norte

Bênção dos Animais: dia  04/10 (Festa de São Francisco de Assis)
Dia inteiro, a partir das 7h