Televisão de cachorro

Publicado em Sem categoria

A programação foi desenvolvida por especialistas em comportamento animal e se baseia em estudos acadêmicos. Objetivo é evitar ansiedade e tédio em pets que ficam muito sozinhos em casa

"Traz a pipoca, fazendo favor" Crédito: Discovery/Divulgação
“Traz a pipoca, fazendo favor” Crédito: Discovery/Divulgação

Já ouviu falar em canal de TV para cachorro? E não é a TV Colosso, nem aqueles mostruários de frango assado que ficam em frente às padarias…

Trata-se do DOGTV, o primeiro canal dedicado aos cães e desenvolvido especialmente para eles. Por enquanto, o serviço a la carte (R$ 19 por mês) está disponível para assinantes da Sky, mas deve chegar em breve à NET e à Claro. Na Vivo TV a entrada está prevista para o início de 2018.

O DOGTV é da Discovery Networks  e foi desenvolvido ao longo de três anos com o objetivo de relaxar e entreter os cachorros que ficam sozinhos em casa . A análise de 68 estudos acadêmicos e o trabalho de quatro especialistas em comportamento canino orientaram o desenvolvimento do conteúdo exclusivo do canal, que traz cores, temas e escalas tonais – visuais e sonoras – atraentes para os cães. A sonoridade foi criada a partir de timbres, frequências e volumes agradáveis para os animais, e os elementos visuais respeitam as características fisiológicas próprias da visão canina.

Música instrumental, balbucio de bebês, risadas infantis, paisagens naturais e outros cães em momentos de alegria e calma são algumas das sequências e temáticas componentes da programação, que conta com mais de dois mil títulos divididos em três gêneros: relaxamento, estímulo e exposição (situações do dia a dia). O canal conta até mesmo com uma equipe de compositores e instrumentistas, que criam as trilhas sonoras da programação de acordo com os princípios estudados.

Uma das pesquisas que avaliou a eficácia do canal foi desenvolvida pela Universidade Tufts, de Massachusetts.  A instituição realizou um estudo comparativo entre canais de TV convencionais e a DOGTV, com base nas reações e preferências dos cães. A pesquisa foi conduzida em 38 apartamentos de Los Angeles e Nova York, com os pets deixados sozinhos por seis horas e expostos a diferentes programas. Os resultados mostram que os cachorros assistiram à DOGTV mais do que qualquer outro, e que os programas de relaxamento do canal foram eficientes para 70% da amostra.

“A DOGTV está orgulhosa de trabalhar com a Discovery para ampliar nossa oferta global, trazendo conteúdo estimulante e relaxante para os lares dos cachorros amados, em um dos países mais pet friendly do mundo”, disse Gilad Neumann, CEO da DOGTV.

“Estamos animados em unir forças com a Discovery para trazer a DOGTV a milhões de cachorros no Brasil”, disse Ron Levi, fundador e Chief Content Officer.

“A grandiosidade do mercado pet no Brasil é empolgante, ficamos impressionados em ver como os brasileiros amam seus cachorros. Temos certeza que a DOGTV será uma ferramenta para proverem mais conforto e companhia para seus animais quando estão fora de casa”, afirmou Levi.

Uma das descobertas relativamente recentes sobre o comportamento canino é a chamada síndrome da separação – ansiedade extrema que a maioria dos cães desenvolve quando deixados sozinhos na casa. Segundo a Discovery, a função do novo canal é amenizar esse medo e a ansiedade, evitando comportamentos destrutivos.

Sucesso global, o canal está disponível para mais de cinquenta milhões de assinantes em 12 países. Entre eles estão os Estados Unidos – onde é distribuído por duas das principais operadoras: Comcast e DIRECTV – Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Portugal. De acordo com a Discovery, a programação da DOGTV é recomendada pela The Humane Society of the United States e usa métodos aprovados pela American Veterinary Medical Association e pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals.