Ter um animal exige responsabilidade

Publicado em Sem categoria

Já reparou quantas pessoas se desfazem de animais todos os dias, com as mais variadas desculpas? Antes de levar um pet para casa, é preciso ter consciência da responsabilidade por uma vida, que não merece ser descartada como um objeto indesejado

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

“A adoção é sempre um ótimo caminho quando se pensa em um pet. Adotar é tudo de bom, mas também é preciso lembrar a importância da consciência da posse responsável”, ressalta Jorge  Morais,  veterinário e fundador da rede Animal Place. Se você está pensando em levar um melhor amigo para casa, considere que:

1. O tempo médio de vida de um animal é de aproximadamente 12 anos. Essa será uma responsabilidade a longo prazo.

2. O animal, seja cão ou gato, deve ser mantido dentro de casa, evitando, assim, que sofra acidentes ou maus-tratos nas ruas.

3. Seja com ração ou alimentação natural, forneça refeições apropriadas e balanceadas, e mantenha sempre disponível água limpa e fresca.

4. A visita ao veterinário deve ser feita regularmente (pelo menos uma vez por ano) para aplicação de vacinas, vermifugação e check-up. Na velhice, a frequência aos consultórios aumenta.

5. Atenção e carinho são essenciais para o novo membro da família.

6. Identifique o animal com microchip ou placa identificadora. Assim, caso ele se perca, as chances de tê-lo de volta é de quase 100%.

7. Castre-o logo após a adoção. A castração evita gravidez indesejada, brigas por territórios e doenças, inclusive o câncer. Pesquisas indicam que pets castrados vivem mais.