Calor = infestação de pulgas e carrapatos

Publicado em Sem categoria

Temperaturas altas da primavera e do verão aumentam o risco de pulgas e carrapatos. Além da coceira, eles podem provocar danos sérios à saúde do pet

Coça-coça-coça-coça: sai de mim, pulga!!!! Crédito: Reprodução
Coça-coça-coça-coça: sai de mim, pulga!!!! Crédito: Reprodução

As altas temperaturas da primavera e do verão não são sinônimo só de calor (e que calor!). Com elas, vêm os ectoparasitas. Carrapatos e pulgas precisam ser combatidos, pois, além da coceira, muitos outros problemas podem prejudicar a saúde do animal.

“Em alguns casos, podem ocorrer apatia e diminuição de apetite, além do desenvolvimento de enfermidades como anemias, micoplasmose em gatos (ocasionada pela picada de pulga infectada) e as temidas hemoparasitoses em cães (transmitidas por carrapatos infectados), que necessitam de tratamento medicamentoso e, em casos mais graves, transfusão sanguínea, explica a veterinária Milena Guimarães, médicado Hospital Veterinário Cão Bernardo.

Para tratar de pulgas, é recomendado o uso de medicamentos mensalmente, seja via oral, sprays ou top spot (aqueles tubinhos com um líquido para ser passado nas costas do animal). Já para carrapatos, os cuidados precisam ser diferenciados. “Infestação de carrapatos é um pouco mais complexa. Além da necessidade de aplicação de medicações seguindo o mesmo esquema do tratamento contra pulgas, há necessidade de avaliação de um médico veterinário para realização de exames como hemograma, 4dx ou mesmo PCR erlichia/babesia, pois os carrapatos passam doenças que, se não tratadas, poderão ser letais”, afirma Milena Guimarães.

A veterinária lembra que banhos semanais e higiene do local onde os animais vivem é de extrema importância em todo o ano e, nessa época, essencial para manter tudo em ordem.