Pets sensíveis e intolerantes a alimentos

Publicado em Sem categoria

O melhor amigo também pode apresentar sensibilidade e intolerância a determinados alimentos, principalmente frango e carne bovina

 

Pug é uma das raças propensas a intolerância alimentar Crédito: Divulgação
Pug é uma das raças propensas a intolerância alimentar Crédito: Divulgação

Nos últimos tempos, cresceu a atenção sobre intolerância e sensibilidade alimentar em humanos. Pouca gente sabe, porém, que o problema também atinge os cães. Alguns podem apresentar problemas digestivos ou de pele quando consomem alimentos feitos com carne bovina ou frango. Segundo a veterinária Bárbara Benitez, da Equilíbrio e Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimento, raças como pug, shar pei, dachshund, bulldog francês e lhasa apso estão entre as mais propensas a apresentar sensibilidade a algumas fontes proteicas de origem animal “Quando o cãozinho é sensível à determinada fonte proteica, ele pode apresentar sinais como pelo opaco, queda de pelo e sinais gastrintestinais”.

Segundo a médica veterinária, nesses casos, a indicação é um alimento elaborado com ingredientes diferentes, como cordeiro ou peixe. “Essas também são proteínas de alta qualidade e que podem trazer benefícios”, diz.

Intolerância x Hipersensibilidade alimentar (HA) ou alergia

Existe diferença entre intolerância e hipersensibilidade alimentar, como explica a veterinária:

  • Alergia ou HA: resposta imunológica devido à ingestão de alérgenos específicos (proteínas de origem animal). Como as proteínas de origem animal são os principais causadores de alergia e
  • Intolerância alimentar: resposta fisiológica anormal não imunológica que ocorre através de um alimento. Como as proteínas de origem são os principais causadores de alergia e HÁ, nota-se que nas intolerâncias também há benefícios com a mudança da fonte proteica (cordeiro e peixe).

Como saber?

Em geral, a sensibilidade do cão é revelada por meio de sinais, como: pelo opaco, queda de pelo, descamação da pele e fezes diferentes do usual. Quando isso acontecer, é preciso que o animal seja avaliado pelo médico veterinário, para que o profissional verifique qual é o alimento correto indicado.

XXXXX

Domingo tem cãminhada solidária!

11/09/2016. Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Quinta edição do projeto Cãominhada Solidária no Parque da Cidade.
11/09/2016. Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Quinta edição do projeto Cãominhada Solidária no Parque da Cidade.

Nesse domingo, haverá mais uma edição da já tradicional Cãominhada Solidária Além de um belo passeio com o amigão, essa é uma oportunidade de ajudar animais de abrigos. A inscrição é 1kg de ração para cães ou gatos, que deverá ser entregue no dia do evento, na tenda de concentração. Só vale ração lacrada! O kit solidário custa R$ 25 e inclui  bandana personalizada, produto surpresa da Drogavet e vários outros presentes para o cãozinho. O valor arrecadado será destinado à campanha de castração solidária.

 

LOCAL(concentração): Estacionamento 11 – Parque da Cidade
HORÁRIO(concentração): 9h
PERCURSO: do Estacionamento 11 ao Estacionamento 10
_________________________________
INSCRIÇÃO (1kg de ração para cães ou gatos)
* A ração deverá ser entregue no dia do evento na tenda de concentração – apenas ração lacrada de fábrica, favor não levar de granel, sacos abertos ou em sacolas de supermercado, obrigada ❤️

KIT SOLIDÁRIO: Doe R$25 + 1kg de ração para cães ou gatos e ganhe um Kit Solidário!!
O kit inclui bandana personalizada do evento, produto surpresa da Drogavet + outros presentes para o seu cãozinho!!
O valor arrecadado com os kits será destinado a nossa campanha de Castração Solidária!

Para adquirir o seu, basta transferir o valor referente a quantidade de kits que deseja para a conta abaixo, enviar comprovante de transferência + nome completo, RG e CPF de quem vai retirar o kit no dia do evento para inscricaocaominhada@gmail.com. A ração deverá ser entregue na retirada do kit, no dia do evento!

BB Ag. 1004-9 C/c 54.821-9
CNPJ: 27.013.034/0001-77
Instituto Casa Verde de Bem Estar Animal

Obs: os kits só podem ser retirados mediante apresentação de documento de identidade com foto e entrega da ração. A ração é muito importante para manter a barriguinha dos nossos aumigos cheia!!
———————————————-
OBS:
1- Para a segurança de seus cães TODOS devem estar com as vacinas e vermífugos em dia!
2- Não é permitida presença de cadelas no cio.
3- Gatos não serão permitidos no evento. Mesmo que seu gatinho esteja acostumado com cães, não podemos garantir que todos os cães do evento sejam acostumados com gato. Então para evitar o estresse dos animais e possíveis fugas fica PROIBIDA PRESENÇA DE GATOS.
4- TODOS os cães devem estar de guia. Cães de grande e gigante porte devem estar com focinheira.
5- Não esqueça de recolher as fezes do seu animal e mante-lo sempre hidratado!