Pets precisam de nutrição balanceada

Publicado em Sem categoria

Frutas devem ser consumidas com moderação, para não engordar. Algumas estão proibidas, como uvas e passas. Cães e gatos também não podem tomar leite, depois de adultos

Crédito: Reprodução do Instagram
Crédito: Reprodução do Instagram

Cães e gatos têm uma necessidade nutricional específica, e a melhor opção para os pets é fornecer um alimento completo e balanceado. Isso significa um alimento que tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde deles.

Também é importante saber que os cães e gatos também têm suas particularidades nutricionais e, portanto, devem receber alimentos diferentes. “Garantir que os animais recebam o alimento adequado para a sua espécie, em comedouros diferentes e na quantidade ideal, recomendada pelo médico-veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem, é fundamental para a saúde dos animais” afirma médica veterinária Sandra Nogueira, da Hill’s Pet Nutrition.

Segundo Sandra Nogueira “os alimentos humanos dificilmente oferecem todos os nutrientes essenciais para os cães e gatos, como, por exemplo, a arginina, que é um aminoácido indispensável para os pets e não é essencial para os humanos”. Além disso, alguns alimentos que são inofensivos para pessoas podem causar problemas gastrintestinais, ou complicações mais sérias, incluindo como, doenças renais.

“O chocolate é um dos alimentos proibidos para cães, pois possui um composto tóxico que se chama teobromina”, afirma Sandra Nogueira. Os efeitos tóxicos dependem da dosagem, tamanho do animal e teor dessas substâncias no alimento. Em relação às manifestações clínicas, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais e cardíacos, levando à convulsão e/ou morte.

Temperos como alho e cebola, comumente utilizados na alimentação humana também representam perigo para os cães, seja qual for a maneira de administração (cru, desidratado ou cozido). Esses ingredientes possuem, respectivamente, dissulfeto de alipropila e tiossulfato, substâncias podem ocasionar vômitos, diarreia, fraqueza e anemia em cães.

Outros alimentos que deve ser evitados para cães adultos são os derivados de leite. Os filhotes deverão receber o leite materno durante toda a fase de amamentação. Porém, após essa fase, ocorre uma diminuição da lactase (enzima que digere o leite), e os animais passam a ter uma digestão prejudicada. Alguns podem apresentar casos de dores abdominais, náuseas e diarreia se receberem leite ou derivados após o desmame.

No Brasil, temos uma variedade muito grande de frutas, e algumas podem ser tóxicas para cães. “As frutas possuem frutose, proteína, gordura, fibras, vitaminas e minerais. Portanto, temos que se atentar na quantidade oferecida, pois, na maioria, são bem calóricas e podem colaborar com o ganho peso desses animais”,  afirma Sandra. A uva e uva passa são alimentos muito tóxicos, podendo até levar à morte por problemas renais em cães.

A veterinária alerta também que os petiscos industrializados devem ser oferecidos em quantidades controladas em poucos momentos do dia. Quando ofertados a todo momento, podem colaborar com o ganho de peso. “Os petiscos não devem ultrapassar 10% da necessidade energética diária. O melhor momento de dar o petisco é quando seu pet tiver um bom comportamento. Oferecer o petisco sem motivo ou para repelir um comportamento indesejado, como fazê-lo parar de latir, só vai fazer com ele lata mais para ganhar mais petiscos e, consequentemente, ganhar peso”, afirma.

Confira aqui uma lista de alimentos que são tóxicos e podem prejudicar a saúde do pet:

– Chocolate;

– Cebola e Alho;

– Produtos lácteos;

– Uvas e uvas passas;

– Nozes de macadâmia;

– Pêssego, ameixa e caqui;

– Abacate;

– Álcool;

– Café;

– Ossos de frango, por serem cortantes