Tem Parcão novo no Lago Norte

Publicado em PetReportagem

No domingo, Brasília ganha mais um espaço pet friendly. O Parcão do Lago Norte vai oferecer quase 600 metros quadrados de área para os cães brincarem livres, sem coleira

Parcão do Lago Norte: um espaço para toda a família Crédito: Administração Regional do Lago Norte
Parcão do Lago Norte: a grama foi plantada e só espera um chuvinha para ficar verde Crédito: Administração Regional do Lago Norte

Mais um espaço para os pets em Brasília. Nesse domingo (25), será inaugurado o ParCão do Lago Norte. Com uma área de 594 metros quadrados, o parque, construído na QI 02, perto do Pão de Açúcar, é uma nova opção de passeio para socializar os animais e deixá-los correr livres, sem coleira.

Segundo o administrador regional do Lago Norte, Marcos Woortmann, a ideia é que o ParCão seja parte de um complexo para integrar os moradores. A Praça da Família, onde o espaço foi construído, também terá quadras de esporte e área para as crianças. “A saúde mental do cachorro também traz saúde mental para a família. Vejo muito ali perto da Administração, no CA, as pessoas levarem os cachorros para brincar. Elas acabam convivendo, se socializando também”, diz.

Woortmann explica que o ParCão do Lago Norte é uma antiga demanda, desenvolvida aos poucos, com a participação de pesquisadores de comportamento animal e organizações não governamentais. “Aprendemos com vários projetos”, diz. Uma das diferenças entre o parque e os outros dois que existem em Brasília — no Parque da Cidade e no Cruzeiro — é a divisão de áreas por grades altas. Assim, há espaço para cães ativos e sociáveis de pequeno, médio e grande porte; e outra exclusiva para os menos ativos e menorzinhos (pequeno porte, idosos, filhotes e com dificuldade de locomoção). Banquinhos espalhados pelo ParCão garantem o conforto do tutor.

Outra modificação é em relação aos equipamentos. Embora os tutores possam levar brinquedos, não hã as tradicionais rampas e os pneus, usados principalmente para a prática de agility. Segundo Woortmann, ao conversar com especialistas, ficou convencido que esses equipamentos podem acabar estressando os animais, e a ideia do ParCão é justamente o oposto: um lugar para a cachorrada correr livre, leve e solta, sem obrigações.

O administrador espera que a Praça da Família se torne um grande espaço de lazer e socialização de cães e pessoas. “Em Brasília, temos muitas áreas verdes, mas as pessoas não se apropriam do espaço público, que é delas, Queremos incentivar isso”, diz.

A moradora do Lago Norte Liliana Affonso pretende virar frequentadora de carteirinha. “Achei a ideia genial, e minha expectativa é que seja um lugar descontraído para os pets, e que os donos possam se encontrar para trocar ideias, e que eles possam aproveitar, brincar e se divertir”, diz. Ela faz uma ressalva: “Gostaria que não fosse mais um local esquecido e abandonado, sem cuidado pela administração. Espero levar meus cães para frequentar, pelo menos uma vez na semana, e que o local seja um motivo para encontrar com amigos para conversar, enquanto os cães explorem esse espaço”, afirma a nutricionista, tutora dos shihtzu Belinha e Spike.

O golden Chico Bento fará uma "viagem" para brincar no ParCão
O golden Chico Bento fará uma “viagem” para brincar no ParCão  Crédito: Arquivo pessoal

Mesmo quem não é do bairro — e, por sinal, mora bem longe do Lago — pretende frequentar o novo espaço. “Brasília tem poucos locais próprios para eles, principalmente nas cidades satélites; Por eles e pela saúde dele, ao interagir e conviver com outros dogs, faço uma quase viagem para proporcionar diversão ao Chico”, diz a estudante Dayane Siqueira, moradora de Ceilândia Sul, a 27km do local.

O ParCão é uma parceria da Administração do Lago Norte e a Secretaria de Meio Ambiente, e tem o apoio de empresários locais. Sócia da pet shop AuAu, Danielle Wolff é um deles. “O ParCão é uma conquista bacana para toda a comunidade do Lago Norte! Mais um lugar de convívio entre tutores e pets, promovendo momentos de alegria, socialização e diversão”, comemora.

Na inauguração do evento, haverá uma série de atividades, que começam com uma Cãominhada.  Confira:

8h30 – Concentração da Cãominhada (estacionamento do Supermercado Pão de Açúcar) – entrega da doação de ração e aquisição de Kits Solidários, para ajudar ONGs de proteção a animais resgatados

9h30 – Saída da Cãominhada

10h – Inauguração do ParCão

Durante todo o evento haverá exposição dos grupos de proteção animal: ProAnima, Projeto Linda, Salvando Vidas Protetores Independentes, e do Banco de Sangue Canino da Universidade de Brasília.

Para as crianças, jogos e brincadeiras, com a presença do Labareda – tamanduá mascote do PrevFogo/Ibama

Oficina de pipas

Degustação de comida gourmet para cães

O ParCão ficará aberto 24 horas, e o acesso é gratuito.

 

Agora, as regrinhas:

  • É obrigatória a presença do responsável dentro da área cercada, ter mais de 18 anos e possuir tamanho e força suficientes para controlar seu animal. É obrigação do responsável intervir em conflitos entre o seu e os outros cães. Cabem a ele todas as responsabilidades administrativas, civis e penais, conforme a legislação vigente.
  • Para entrar no parque, os animais devem estar saudáveis, com a vacinação e a vermifugação em dia, ter controle de pulgas e carrapatos, não ser agressivo, e as fêmeas não podem estar no cio.
  • O recolhimento das fezes é obrigatório, conforme o disposto na Lei Distrital nº 2.095/1998, estão disponíveis sacos plásticos e lixeiras. Sugere-se que o responsável leve um recipiente para o seu animal beber água para evitar a transmissão de doenças por saliva.
  • Dentro do espaço, existem bancos para que os responsáveis descansem enquanto seus cães brincam, porém, não deve ser usado como área de lanche ou piquenique. Sugere-se que pessoas, especialmente crianças, não se sentem no chão e evitem risco de contaminação.
  • Em áreas públicas, fora do ParCão, é obrigatório o uso de guia e coleira, conforme a conforme o disposto na Lei Distrital nº 2.095/1998.