Palestra gratuita aborda câncer em pets

Publicado em Sem categoria

Participantes aprenderão mais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer com oncologista veterinária. Palestra faz parte do projeto Ninar, grupo que surgiu da necessidade de apoiar tutores que passam por situações difíceis com seus pets

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

No próximo dia 12 de dezembro, acontece a quinta palestra gratuita do Ninar – Grupo de Apoio a Tutores de Animais no DF com o tema “Câncer em cães e gatos: prevenção, diagnóstico e tratamento”. O evento terá a oncologista veterinária Hetielle Harumi Hashimoto como palestrante e será realizado no Manifesto Coworking (Asa Norte).

O projeto não tem fins lucrativos e tem como objetivo reunir pessoas que queiram falar sobre suas experiências, encontrar apoio, ouvir especialistas sobre temas delicados e dividir suas emoções com os outros tutores, contribuindo para o bem-estar das pessoas que passam por uma situação difícil com o seu pet.

As reuniões acontecem toda primeira segunda-feira de cada mês, com entrada gratuita. A cada edição, uma instituição é selecionada para receber as doações sugeridas pelo projeto aos inscritos. O Ninar conta com o apoio da ProAnima, do Meu Pet Natural, do projeto Pense Assim, do Coletivo Conversa e do Manifesto Coworking.

A inscrição é gratuita, mas o projeto pede doações especiais para o grupo de proteção independente, Atevi, que cuida de 1.500 gatos abandonados e de colônia na Universidade de Brasília. O grupo já conseguiu castrar 800 deles e continuam a alimentar e acompanhar a saúde de todos os felinos. O Atevi estará com um bazar no dia do evento, mas o Ninar também pede que os participantes doem ração para gatos.

As inscrições podem ser realizadas neste link: http://bit.ly/ninardf5

Comunidade online

Além das reuniões mensais, que têm vagas limitadas, os tutores de animais do DF podem participar do grupo online que o Ninar criou no Facebook. O ambiente é um espaço para que os donos de animais possam compartilhar suas experiências, falar sobre as dificuldades durante a tutoria e encontrar apoio de outros com vivências semelhantes. Para participar, acesse este link: https://www.facebook.com/groups/gruponinardf/

Como surgiu o Ninar

 

As evidências científicas têm demonstrado os inúmeros benefícios advindos dos pets, não só para os seus tutores, mas também para a sociedade como um todo. No entanto, ainda são raras no Brasil as iniciativas de apoio aos tutores de animais. Quem precisa contar com espaços desse tipo, costumam encontrar dificuldades. A boa notícia é que os tutores de animais do DF podem contar com um grupo de apoio online e offline desde agosto.

A idealizadora do projeto passou por isso quando descobriu o linfoma gastrointestinal incurável de sua gata Nina. O diagnóstico veio acompanhado de um prognóstico ruim e de um tratamento exaustivo físico e emocionalmente para as duas. Quando a Nina faleceu, em junho de 2017, o pouco apoio encontrado foi em um grupo online para tutores de gatos com linfoma nos Estados Unidos e as sessões de terapia para lidar com o luto pela perda do animal querido.

Essa é a ideia do Ninar, que surgiu quando a empresária Kadydja Albuquerque teve de passar por um momento difícil como tutora. A Nina, sua gatinha de 10 anos, foi diagnosticada com linfoma alimentar e passou por meses de tratamento, vindo a óbito no início de junho. Durante todo esse tempo, Kadydja pesquisou iniciativas no Distrito Federal que reunissem tutores em situação semelhante para que pudessem compartilhar suas experiências, mas não encontrou.

“Quando a Nina faleceu, fiquei pensando como ressignificar o vazio, a saudade, e veio a ideia de formar um grupo para ajudar a outros tutores”, explica a empresária. A escolha do primeiro tema, segundo ela, deve-se ao pouco reconhecimento que a sociedade dá ao luto pelo animal de estimação. “Infelizmente, ainda é um processo muito solitário. A sociedade cobra que o tutor se recupere rapidamente, mas a perda de um animal de estimação pode doer tanto ou mais quanto a perda de um humano”, complementa.

 

SERVIÇO

O quê: Reunião do Projeto Ninar com palestra gratuita – “Câncer em cães e gatos: prevenção, diagnóstico e tratamento” (oncologista veterinária Hetielle Harumi Hashimoto)

Quando: 4 de dezembro de 2017

Horário: 19h30

Onde: Manifesto Coworking – CLN 206, Bloco A, Loja 03. Asa Norte. Brasília-DF

Inscrições gratuitas com sugestão de doação de rações para gatos do grupo Atevi. Vagas limitadas.

As inscrições podem ser realizadas neste link: http://bit.ly/ninardf5

Redes Sociais do Ninar

Facebook (grupo): https://www.facebook.com/groups/gruponinardf/

Facebook (página): https://www.facebook.com/gruponinar/

Instagram: https://www.instagram.com/gruponinarpet/


Mais informações pelo Facebook (Grupo Ninar) ou pelo telefone (61) 98277-8382.