Otite traz sofrimento aos pets

Publicado em Sem categoria

Mau cheiro, secreções amareladas ou marrons e hábito de arrastar a cabeça contra o chão são sinais de otite, uma condição que, se não tratada, pode trazer danos permanentes para os pets

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

 

Caracterizada por inflamações e infecções no canal da orelha, a otite pode causar alterações irreversíveis. Segundo a veterinária Daniela Brecht, do Hospital Veterinário Amizade, é importante procurar ajuda aos primeiros sinais do problema e jamais usar medicamentos por conta própria. “A utilização inadequada dos remédios pode acabar piorando o quadro”, explica.

Ela ressalta que não é difícil perceber os sintomas das otites. “Uma orelha saudável possui pouca cera e tem uma cor rosada, com pele fina, além de não ter odor”, esclarece. Já quando o pet está com otite, a orelha pode acumular cera e sujeiras em quantidade maior, fica avermelhada e mais espessa, com mau cheiro e secreções amareladas ou marrons.

Além disso, o animal costuma coçar o local e, em situações nas quais a coceira se torna insuportável, arrasta a cabeça contra o chão. “Outro sinal é a tendência de sacudir a orelha no intuito de jogar para fora o que está trazendo o incômodo”, complementa a especialista.

Ela também comenta que alguns cachorros podem demonstrar atitude agressiva quando alguém leva a mão ao local. Outros animais deixam de se alimentar por causa da dor provocada pelas otites. O tratamento inclui limpeza e medicação prescrita pelo veterinário.

Por causa da anatomia, certas raças costumam ser mais acometidas pela doença. Conforme Daniela, na lista estão os cães cocker, basset hound e labrador. Como eles têm as orelhas caídas e grandes, a região fica abafada, facilitando, dessa forma, a proliferação de fungos e bactérias. Nos gatos, a predisposição ocorre naqueles com pelos compridos. Para evitar o problema, uma dica é manter as orelhas sempre secas e limpas.