ONG procura lar temporário urgente

Publicado em Sem categoria

Cães foram resgatados de um canil clandestino e alguns nunca haviam saído das gaiolas. Agora, precisam de lares temporários até a Justiça decidir o destino dos animais

Um dos animais resgatados e que precisa de lar temporário. Crédito: Divulgação
Um dos animais resgatados e que precisa de lar temporário. Crédito: Divulgação

 

A organização não governamental ProAnima (@proanimadf), em apoio a ação d​e agentes d​a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente ​do DF (DEMA),​ precisa de voluntários para lar temporário a cães apreendidos em um canil clandestino. Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil ao canil, onde foram encontrados 26 cães – 23 yorkshires e três malteses – sujos, amontoados em gaiolas.

Segundo testemunhas, o cheiro forte das fezes e urina que se acumulavam debaixo das gaiolas podia ser sentido de longe. “Os animais estavam mortos de fome, e todos estão com problemas de pele por não tomarem banho. Estão com pelos embolados, com doenças neurológicas e problemas de coluna, de tanto ficarem trancados”, descreveu a advogada e protetora Ana Paula Vasconcelos ao Correio.

Os cachorros foram tratados e agora precisam ir para lares temporários, antes de a Justiça decidir se serão devolvidos à proprietária do canil, uma mulher que os vendia por mais de R$ 2 mil.

Os 26 cães — 23 yorkshires e 3 malteses — foram resgatados e encaminhados a uma clínica veterinária. Após tratados, eles deverão ir para lares temporários até que saia a decisão da Justiça sobre a devolução ao não à proprietária do canil. “Esperamos que eles sigam para outros lares, para receber amor e carinho”, acrescenta a protetora.

A ONG precisa de voluntários para abrigar esses e outros quatro cães também resgatados de canil clandestino. Os animais não podem ser adotados, pois estão sub judice. “Correrá um processo judicial que definirá se eles poderão ou não ser adotados no futuro. Por enquanto, o que eles precisam é de lares temporários, nos quais possam receber a devida atenção e cuidados”, explica um comunicado da ProAnima.

Os lares temporários serão triados cuidadosamente e contarão com o apoio do grupo de protetores independentes para a manutenção dos animais.

Se você pode acolher um dos cães, escreva para anapvasconcelosadv@gmail.com, informando nome completo, telefone e endereço.
Se você não pode acolher nenhum animal, mas quer ajudar, doe ração de boa qualidade, grão pequeno; pode fazer uma contribuição financeira para ajudar custear exames e tratamento veterinário (Banco do Brasil – Agência 3603-X, conta 23.383-8)
A ProAnima acompanhará o caso e envidará esforços para que esse caso de maus-tratos não fique impune.