Necessidades no lugar certo

Publicado em Sem categoria

Ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo é uma das principais dificuldades dos tutores. Médico veterinário dá as orientações que o tutor precisa para acabar com o xixi e cocô em locais inadequados

 

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

 

Veja o que ensina o médico veterinário Marcello Machado, da Total Alimentos:

1. Escolha o lugar certo cachorro fazer as necessidades

Muitas vezes, o motivos para o cão fazer as necessidades no lugar escolhido por você é justamente a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo a água, comida ou cama. Por isso, escolha um local afastado e prepare com jornal ou tapete higiênico.

2. Sem broncas

Dar broncas no animal quando ver ele fazendo as necessidades em um lugar errado não é indicado. Esse comportamento só fará com que ele tenha medo de você. O que faz diferença é deixar claro onde você quer que ele faça. Mostre o local e procure levá-lo para lá.

Agressividade e nervoso só irá prejudicar seu companheiro, podendo desencadear problemas psicológicos (como a coprofagia).

3. Dê um prêmio sempre que ele acertar o lugar

Quando ver que seu companheiro acertou o lugar que você escolheu para ele fazer suas necessidades, é importante oferecer uma recompensa para que ele associe aquele comportamento a algo bom, como petiscos (com moderação!). Além disso, não economize carinhos!

 4. Leve o cachorro para o local

Entender o organismo do seu amigo pode ajudar você nessa missão de treinamento. É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, esteja atento e, se ver que ele não vai usar o cantinho certo, leve-o imediatamente para o lugar que escolheu.

Adestramento de cães: paciência, dedicação e recompensa

Lembre-se: para cumprir essa missão com sucesso é imprescindível que você tenha paciência, dedicação e os petiscos preferidos do seu companheiro. O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem — mas isso não é motivo para desistir.