Mas que coceira!

Publicado em Sem categoria

A coceira é o principal sintoma de pulgas em gato que, além de causar muita irritação e mudanças de comportamento, pode transmitir doenças. Esse é um problema bastante comum entre os felinos

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Em casos mais avançados, as pulgas em gatos podem causar anemia e até verme intestinal. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho, pois acabar com as pulgas é um desafio e tanto, mas nada que não possamos ajudá-lo.

“As pulgas gostam de locais mais quentes, úmidos, sem a incidência de muita luz. Apenas os parasitas adultos ficam no corpo do gato, o que corresponde a cerca de 5%; e o restante – que são os ovos, as larvas e as pupas – se instala no ambiente”, explica o médico veterinário Marcello Machado, da Naturalis.

Onde meu gato pegou pulga?

O gato pode pegar pulga se andar por um ambiente infestado ou se tiver contato com outros animais que tenham o parasita. Uma vez no corpo do felino, ela se reproduzirá soltando ovos por todos os cantos que o animal transita. Por esse motivo eliminar pulgas é tão complicado; não basta ter cuidados com o seu companheiro, como também com toda a casa e lugares por onde ele transita.

Estima-se que uma pulga gere 2 mil ovos em seu hospedeiro, que acabam se espalhando por todos os cantos da casa. Por isso, além de seguir as orientações do veterinário para acabar com as pulgas que picam seu gato, é importante colocar em prática alguns cuidados dentro de casa.

Como acabar com elas:

Para acabar com as pulgas adultas que ficam no corpo do felino existem vários produtos, mas o fundamental é consultar um veterinário. Ele conhece bem seu companheiro e saberá indicar a melhor solução para acabar com esse problema.

Já em casa, você precisa tomar providências urgentes. Lembre-se que a maior parte dos parasitas está no ambiente. Veja o que deve fazer:

 

  • Use o aspirador de pó: aspire toda a casa, principalmente os locais preferidos do gato. Sempre dê um reforço a mais em áreas escuras e quentinhas, que são as mais procuradas pelas pulgas.

 

  • Lave as roupas com água quente e um pouco de vinagre. É importante que esse procedimento se repita até que o problema seja resolvido.

 

  • Não se esqueça do carro: se o seu gatinho tem o hábito de entrar no seu carro, não deixe de aspirá-lo. Lembre-se, também, da caixa de transporte – caso ele tenha uma.

 

  • Coloque inseticida no saco do aspirador de pó: esse cuidado evita que os ovos aspirados se eclodam e sigam o ciclo.