Esse é o seu dia, que dia tão feliz!

Publicado em Sem categoria

Veterinário ensina como organizar uma festa de aniversário para o melhor amigo, sem colocar em risco a saúde dos cachorros, que exigem alimentação apropriada

 

Dayane com Chico (E) e Dom: muitos mimos para celebrar o auniversário Crédito: Danielle Wolff/Divulgação
Dayane com Chico (E) e Dom: muitos mimos para celebrar o auniversário Crédito: Danielle Wolff/Divulgação

Eles são da família e merecem comemorar o “auniversário”, ocasião em que os petiscos estão (quase) liberados e a cachorrada toda se junta para socializar. Celebridade das redes sociais, o golden Chico Bento (@chicobento.golden) juntou os “aumigos” no domingo e celebrou os cinco aninhos em uma festança na loja Cobasi, com direito a lembranças, guloseimas, bolo e, claro, parabéns. A tutora de Chico, Dayane Siqueira, aproveitou a ocasião para pedir que, em vez de presentes para o golden, os convidados levassem ração, remédios e petiscos que serão doados à ONG Acalanto, de protetores independentes.

Para quem também deseja comemorar o aniversário do amigão, o médico veterinário da marca Max, Marcello Machado, lista algumas dicas:

  1. Convidados 

Em uma boa festa, não pode faltar convidados e isso não é diferente no universo canino. Vale convidar os cães do bairro, pets de familiares e até os amigos que ele possa ter feito durante os passeios. “É claro que, para garantir uma festa harmoniosa, é preciso checar se os convidados são sociáveis e sem problemas comportamentais”, ressalta Machado.

  1. Decoração 

A decoração da festa é uma das partes mais divertidas da organização do evento. Esse é o momento de deixar a criatividade rolar. Vale apostar em temas do mundo canino ou usar cachorros famosos do cinema. Para deixar a festa ainda mais bonita, você pode aproveitar itens de decoração de festa infantil e adaptá-los à proposta de festa para cachorro. “Uma dica importante: se usar balões, tenha o cuidado de deixá-los fora do alcance dos cães, pois eles podem estourar e deixar os animais com medo”, indica o veterinário.

  1. Lembrancinhas 

Preparar lembrancinhas  é um mimo que faz toda a diferença. O ideal é que seja algo que o convidado irá usar ou saborear. 

  1. Música 

Toda festa tem música, mas nesse caso é importante que a seleção seja cuidadosa e o volume bem baixo. O cães têm a audição mais sensível que a nossa, e por isso nada de música alta no “auniversário” do seu amigo.

  1. Brincadeiras 

A recreação da festa fica por sua conta. Para deixá-la mais animada, vale preparar algumas brincadeiras para cachorro. Tenha sempre o cuidado de organizar bem esse momento para não virar confusão.

  1. Quitutes

A escolha dos quitutes de uma festa de aniversário é um momento importante, e em um “auniversário” é mais ainda, pois todos os alimentos que entrarem na festa precisam ser desenvolvidos especialmente para alimentação canina. “Não ofereça de forma alguma comidas feitas para humanos. Além de não ser própria para os pets, estes alimentos estão carregados muitas vezes de gordura e outras substâncias que pode causar distúrbios digestivos graves. Por isso, opte por petiscos para cachorro, porções de ração, patê e muita água!”, finaliza Machado.