Catnip é o maior barato

Publicado em comportamento

A erva dos gatos, conhecida por “dar barato” nos felinos, não é tóxica nem causa dependência. Ela pode ajudar a lidar com o estresse, mas, em alguns casos, deixa o bichano agressivo

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Já ouviu falar na erva do gato ou catnip? O gatos são altamente sensíveis ao óleo essencial que existe nas hastes e folhas da planta do catnip (a erva do gato) e outras espécies do grupo Nepeta. Quando  sentem o cheiro da plantinha, eles roçam a cabeça e corpo na ervinha, pulam, rolam, vocalizam e alguns até salivam (bastante!).

 Ao contrário do que muitos pensam, a erva do gato, não é maconha, não causa dependência ou danos à saúde dos felinos, e os seus benefícios são muitos. Veja algumas curiosidades sobre os efeitos da erva, selecionadas pela Pet Anjo:

 1-  Não funciona com filhotes
A erva do gato não funciona’com os filhotes até que eles tenham cerca de 6 meses de vida! Só quando os gatinhos atingem essa idade e a maturidade sexual, é que começam a ser sensíveis à ervinha.

2- A sensibilidade é hereditária
A sensibilidade aos óleos essenciais da plantinha é hereditária. Só 70-80% dos gatos são afetados, nem todos têm os genes pra isso.

3- Prima distante

A plantinha do catnip é da família da menta, uma prima bem distante da planta da maconha, e a substância estimulante, que age nos gatinhos, é chamada nepetalactona.

4- Tem efeito de curta duração
Depois de 10 minutos em contato com o catnip, o gato fica temporariamente imune aos efeitos da erva por cerca de 30 minutos.

5- É utilizada para adestramento
Você pode, por exemplo, espalhar um pouco de catnip nos arranhadores paro o gato escolher esse lugar, em vez do seu sofá ou das cortinas. E se ele ficar relaxado depois de cheirar o catnip, você pode também espalhá-lo antes de viagens de carro, ao veterinário ou situações estressantes.

6- Podem ficar agressivos
Mas, cuidado, porque alguns gatos podem reagir com agressividade se têm contato com o catnip. Eles podem ficar tão estimulados que acabam extravasando a energia, criando brigas com outros gatos, ou brincando de maneira muito forte com os humanos.

 

Mais informações