Cães recebem vacina contra leishmaninose

Publicado em Sem categoria

Na Fercal, onde 10% dos cães estão contaminados pela leishmaninose, animais estão recebendo vacinação gratuita. Até julho, todos da região estarão imunizados

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Desde 2003, o a leishmaniose é endêmica no Distrito Federal, com uma média de 10 casos humanos ao ano. Segundo estimativas da Secretária de Saúde, na área de Fercal, 10% dos animais estão contaminados pela doença, transmitida através da picada de um mosquito flebótomo infectado.  Um cão positivo para leishmaniose serve como reservatório para os flebotómos, aumentando assim o risco da transmissão da leishmaniose para os humanos.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) na área de Fercal é baixo, é uma região compreendida por pequenas chácaras, associada a falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto, grande número de animais soltos nas ruas, falta de recolhimento sistemático de lixo, criação de aves domésticas nos quintais faz com que a  região reúna uma série de características que estimulam a proliferação do inseto vetor da leishmaniose visceral. Para ajudar na redução dos casos da doença na Região Administrativa, o Laboratório Ceva Saúde Animal está promovendo em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal uma campanha de vacinação canina gratuita em todos os animais domiciliados da Fercal.

“Os cães são os principais reservatórios da Leishmaniose Visceral no ambiente urbano. Uma das formas de proteger a população humana é vacinando os animais, com a finalidade de que eles estejam protegidos contra a doença, não tendo condições de transmitir o protozoário para o inseto vetor. Por isso, o Laboratório fez a doação de 6 mil doses da vacina

“A Leish-Tec®, única vacina do mercado contra a leishmaniose visceral canina, que será utilizada para imunizar os cães da região”, explica o Diretor da Unidade de Negócios Pet da Ceva, Leonardo Brandão.

A campanha já está sendo realizada. Em uma primeira fase, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou testes sorológicos para identificar se os cães não estavam contaminados com o protozoário transmissor  da leishmaniose. Os animais que apresentaram resultado negativo já começaram a receber a vacina. “A população de Fercal se mostrou muito receptiva à campanha. Até o final de julho, todos os animais sorologicamente negativos da região estarão imunizados”, finaliza Brandão.