Cães e chocolate: combinação tóxica

Publicado em Sem categoria

Estudo feito na Inglaterra constatou que em dezembro e no mês da Páscoa aumentam os casos de intoxicação por chocolate. Alimento contém uma substância extremamente prejudicial aos pets e pode até matar

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

 

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriram que em dezembro acontece um “pico significativo” no risco de intoxicação por chocolate em cães. A explicação está nas festas de fim de ano.

De acordo com o estudo, a maioria das pessoas sabe que o chocolate pode ser venenoso para os cachorros, mas podem não saber por quê. A culpa é de um estimulante chamado teobromina, que, nos pets, pode irritar o estômago, acelerar os batimentos cardíacos e causar desidratação, convulsões e, nos casos mais severos, morte. Apesar disso, os tutores continuam oferecendo chocolate aos cães nas datas festivas.

A pesquisa britânica foi realizada no Reino Unido com dados de 386 cães atendidos por veterinários entre 2012 e 2017, com intoxicação por chocolate. Um em cada quatro cães (26%) apresentou sintomas dentro de uma hora após ingerir a iguaria, e 56% manifestou os sinais em até seis horas. O vômito foi o sintoma mais frequentemente observado (17%), enquanto que a frequência cardíaca acima de 120 bpm foi detectada em 28 casos (7,5%). Os sinais neurológicos (agitação, inquietação) foram incomuns (12 casos, 3%), e não houve convulsão e óbito no universo investigado.

 

Ao analisar a época do ano em que os cães deram entrada nos hospitais, os pesquisadores constataram que dezembro é o campeão de atendimentos. Não houve aumento significativo de intoxicação por chocolate nos meses de outras datas festivas, como dia dos namorados ou das bruxas. Por outro lado, na Páscoa, o número de casos também aumenta. As principais fontes de ingestão do chocolate são barras de chocolate, ovos de Páscoa, bolos, licores, coelhos de chocolate e enfeites comestíveis na decoração da casa.

Natal – e não dois anos como o Natal. Não houve picos em torno do Dia dos Namorados ou do Dia das Bruxas.

Fontes de barras de chocolate e caixas incluídos (muitas vezes seleções do presente), ovos de Páscoa, bolo de chocolate, licores, coelhos de chocolate, figuras de Papai Noel, calendários de Advento e decorações para árvores de Natal.

 

“A ingestão de chocolate tem um padrão sazonal, especialmente no período de Natal e Páscoa”, escreveram os autores do artigo, publicado na revista Vet Record. 

 “Os cães adoram um petisco de chocolate, mas as pessoas devem manter esse alimento longe dos animais de estimação. Caso eles comam uma quantidade considerável, é melhor procurar o veterinário urgentemente”, disse o principal pesquisador, o veterinário PJ. Noble.