IMG_1050

Cachorro pode pegar dengue?

Publicado em comportamento, saúde pet

(da ANDA)

(fonte: clubeparacachorros)

(foto: Luís Tajes / @LuísTajes )

 

A proximidade do verão traz junto a preocupação com a dengue, pois é neste período que aumenta a concentração dos casos da doença. Muitas pessoas que têm cães em casa também se preocupam com a saúde do seu animal doméstico: será que o animal corre algum risco nesta época de epidemia de dengue?

 

Não, os cachorros não podem pegar dengue!

Embora o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, seja capaz de picar outros animais, ele só consegue transmitir a doença para o homem, que é o único reservatório vertebrado do vírus. Assim sendo, mesmo que o seu cãozinho seja picado pelo mosquito transmissor da doença, ele não terá dengue.

Segundo um estudo de 2001, publicado no “Journal of Medical Entomology”, uma das possíveis explicações para isto é que o sangue humano possui uma determinada concentração de uma proteína, denominada isoleucina, que é utilizada pelo mosquito para sintetizar as suas reservas energéticas e conseguir se reproduzir. Devido a isso, o mosquito escolhe se alimentar de sangue humano, transmitindo a doença.

Apesar de os cachorros não fazerem parte do ciclo da dengue, eles podem ser atingidos por outras doenças bastante graves que também são transmitidas por mosquitos, dentre as quais estão a leishmaniose e a dirofilariose.

 

Dengue e dirofilariose têm alguma relação?

Existem trabalhos que defendem a potencialidade do mosquito Aedes transmitir o parasita da dirofilariose, no entanto, nada foi comprovado. Inclusive, existem evidências de a não existe nenhuma ligação direta entre as duas doenças, pois, em mais de 10 anos de surtos de dengue no Rio de Janeiro, a incidência de dirofilariose não aumentou.

Não existe na literatura que comprove o boato de que o Aedes aegypti transmita o agente patogênico da dirofilariose. De acordo com especialistas, a picada de um mosquito é responsável por introduzir a dirofilária na circulação sanguínea do animal, porém o transmissor principal é o inseto do gênero culex.

Os mosquitos do gênero culex e Aedes possuem hábitos de vida diferentes e a sua reprodução ocorre em ambientes distintos.

Para proteger o seu animalzinho das doenças, é importante utilizar alguns produtos específicos que afastem os mosquitos. No caso da dirofilariose, recomenda-se o uso de um medicamento preventivo. Lembre-se sempre de pedir orientação a um médico veterinário para garantir a saúde do seu cachorro.