South Korea. SEOUL - . Pauta: Snuppy the Afghan Hound, the worlds foto Jo-Yong-Hak/Reuters

Cabeleira, cabeludos, descabelados

Publicado em Alimentação Pet, animais perdidos, blogueiros, comportamento, concurso pet, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, maus tratos, saúde pet

(Por Gláucia Chaves, da Revista do Correio)

 

Assim como o rosto é o nosso cartão de visitas, a pelagem é a primeira coisa que chama a atenção nos animais. Atualmente, há diversas opções de produtos e tratamentos que prometem deixar os fios dos bichinhos sedosos, brilhantes e macios. Além da beleza, contudo, a aparência do pelo é sinal de saúde, ou da falta dela. De acordo com Robson Barros Pedro, médico veterinário e proprietário da Girovet, se o seu animal está com queda de pelo, coceira ou vermelhidão na pele, é sinal de que pode estar com algum problema. “Os pelos podem indicar o estado nutricional, se há alguma lesão causada por fungos, sarnas, alergias alimentares ou dermatites”, enumera.

Escová-los diariamente é a regra número um para evitar o desconforto animal. De acordo com Robson Pedro, um pelo bem escovado evita a formação de bolos, que causam dor quando desfeitos. “A chance de a área embolada ficar úmida é grande. Fungos gostam de regiões quentes e molhadas. Se o proprietário não o seca corretamente, podem aparecer fungos e dermatites”, completa o especialista.

foto Jo-Yong-Hak/Reuters
foto Jo-Yong-Hak/Reuters

 

 

A pelagem também serve como termômetro para a saúde nutricional do bicho. Simone Bandeira, veterinária do Amigo Meu Veterinária e Pet Shop, explica que fios ralos, sem brilho e, em casos mais raros, com textura diferente, podem indicar transtornos metabólicos, como desnutrição, problemas hormonais e alergias. “O pelo serve como espelho do que está acontecendo por dentro do animal”, frisa. Segundo ela, a escovação é importante também para remover a pelagem morta. “O hábito mantém o pelo saudável e promove o aumento da circulação sanguínea, o que melhora a nutrição dos fios e a saúde de modo geral.”

O ideal é que, tanto cachorros quanto gatos, tenham os pelos escovados diariamente. Se não for viável, Simone Bandeira diz que a recomendação é de que a prática seja feita, pelo menos, duas vezes por semana. “Quando o animal começa a ficar sem escovação, ele se coça para eliminar os pelos, o que pode formar os indesejáveis bolos”, explica a veterinária. Escovar os animais em casa também facilita o desembaraçá-los na hora do banho e da tosa. “Muitas vezes, o medo de o animal ir para o pet shop é que pode faltar esse cuidado ao profissional que irá dar o banho. Isso deixa o bicho estressado, o que é prejudicial para a saúde psicológica dele.”

 

 

 

 

Esse tipo de pelo pode ser dividido em três categorias:

 

-Longo, sedoso e sem ondulação: pode ser frágil e fino, por isso quebra mais fácil. Requer cuidado ao escovar, secar e dar banho. Exemplo: afghan hound;

 

-Longo e ondulado: são um pouco mais ásperos, grossos e resistentes. Essas características fazem com que os pelos sejam impermeáveis, protegendo mais o animal da umidade e do frio. Exemplos: springer spaniel e o retrivier dourado;

 

-Longo, liso e um pouco áspero: como sky terrier, lhasa apso, shih tzu.

 

Pelos curtos

Pelos rentes ao corpo do animal. A sujeira não gruda com facilidade, não há embaraços e a escovação é mais fácil. Exemplos: pug e weimaraner.

 

Pelos duros

Ásperos, espessos, com um subpelo lanoso, chamados também de pelo arame. Ao contrário dos cães de pelo curto, eles requerem tosa com mais frequência, pois o subpelo, quando não cortado, pode se sobressair ao pelo superior. Acumulam mais sujeira, o que pode trazer problemas de saúde para o animal. Exemplos: scottish terrier e o schanauzer.

*Fonte: Fabiana Zerbini, gerente técnica da marca especializada em produtos animais Virbac

 

Cosméticos para eles

Quando o bicho está saudável, o bem-estar transparece no pelo. Mas nada impede que os tutores se valham de alguns produtos e tratamentos para embelezar ainda mais os fios dos pets. A veterinária Simone Bandeira diz que xampus, condicionadores e máscaras de hidratação estão liberadas. “Algumas raças podem não combinar muito com este tipo de produto, como o yorkshire, cocker spaniel e gatos persas, que têm pelos com oleosidade maior”, pondera. Para esses animais, a recomendação é investir em produtos com fórmula mais fluida, como leave in.