Bolas de pelo: saiba como lidar

Publicado em saúde pet

Comuns por causa do hábito de limpeza dos gatos, bolas de pelo nem sempre são expelidas e podem causar obstrução intestinal

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Os gatos são animais extremamente limpos e fazem sua higiene com sucessivas lambidas pelo corpo. O único problema é que os pelos mortos retirados durante essa autolimpeza viram uma bola de pelo depois de engolidos.

As bolas de pelo formam o que se chama de tricobezoar. Além dos pelos acumulados no sistema digestivo, há secreções gástricas, que saem no vômito. “Em alguns casos, quando o felino não as expele, pode ocorrer até obstrução intestinal e a necessidade de uma intervenção cirúrgica”, explica a coordenadora da Comunicação Científica da Equilíbrio e médica veterinária Bárbara Benitez.

“Os gatos costumam passar até duas horas diariamente se lambendo, então você pode imaginar a quantidade de pelo que ele acaba ingerindo”, complementa a médica.  Os mais afetados são os gatos de pelos longos, como os Persas. Por isso é fundamental que o tutor escolha um alimento específico para eles. Embora o vômito seja o meio natural de expelir a tricobezoar, o animal também pode descartá-la pelas fezes. “Uma dica é escolher alimentos que contenham óleo mineral e fibras, que estimulam a regulação intestinal e ajudam a evitar bolas de pelos”, explica Bárbara.

A veterinária explica que, no mercado, há produtos preventivos, que ajudam os bichanos a lidar com esse hábito. Veja na embalagem se o alimento tem a palavra “hair ball” escrita. Nesse caso, é indicado para os gatos com maior propensão à formação das bolas de pelo.

******************

Parabéns pra você!

Hoje é AUniversário do Chokito, o amor da mamãe Eloá. Parabéns, lindinho!!!

FullSizeRender (18)

 

 

***************************

Você viu o Pingo?

A família do vira-latinha Pingo está desesperada. Aos 10 anos, ele está desaparecido. Sumiu de casa, na QNE 30 de Taguatinga,  por volta das 11h do dia 5 de julho. “Ele é um charme de cachorrinho, tímido, pelos eriçados, acinzentado ( uma mistura de pelos brancos e pretos), magrinho, de raça indefinida e tem uma faixa de pelos brancos no peito”, diz Melissa Seixas. “Por favor, pelo amor de Deus, quem o vir nos avisar, estamos adoecidos de preocupação e saudade”, destaca.
 Quem tiver notícias ou mesmo se tiver visto o Pingo por perto pode entrar em contato com o 996238800 (Juliana)/ 981705658 ( Melissa)/ 33549463 ( Sergio ou Celia).

19665097_691922084336570_4996353455392591587_n