Acne felina: conheça o problema

Publicado em Sem categoria

Baixa imunidade favorece o surgimento do problema. Saiba como evitar

Já ouviu falar de acne felina? Embora comum, ela pode causar muito incômodo e, nos casos graves, tem de ser tratada com antibióticos. O site Gatoteca compartilha dicas sobre o problema com o blog.

A acne felina é bem comum, mas não menos prejudicial que outras doenças. Ela surge pelo mesmo motivo que nos humanos, uma produção excessiva de gordura em uma determinada região da pele. O queixo dos gatinhos é a área comum para o surgimento de acnes, pois eles não alcançam na hora do “banho”. A imagem abaixo é uma acne em fase inicial:

IMG_0677

 

Surgem pequenos pontos pretos na região afetada.

A próxima imagem é de uma fase intermediária da acne, caso ela não seja tratada em seu estado inicial:

IMG_0678

 

É quando aqueles pontinhos pretos inflamam e tornam-se bolas de pus, isso fará que os gatos comecem a coçar.

Quando o estado intermediário não é tratado e o gatinho coça até se machucar, algumas infecções mais sérias podem surgir.

Prevenção

— Não utilize comedouros de plástico

Nesses potinhos, acontece uma coisa que nossos olhos não enxergam.  O plástico é poroso (cheio de buraquinhos que não conseguimos enxergar). Isso facilita bastante para algumas bactérias se alojarem no potinho. Quando o gatinho toma água, essas bactérias vão direto pra ele, e isso pode causar a acne felina. Utilize potes de cerâmica ou vidro, pois eles não darão espaço para essas bactérias.

— Estresse

Assim como em nós, humanos, o estresse afeta o corpo do felino, diminui a imunidade e aumenta a produção de hormônios. Essa produção, combinada à imunidade baixa, é um convite para bactérias. Identifique o que anda estressando seu gatinho, brinque muito, disponibilize brinquedos que ele goste.

— Limpeza

Quando o gato toma seu “banho”,  ele não consegue limpar o queixo direito, pois não alcança a região. Cabe a você ajudá-lo com a limpeza dessa área de vez em quando, com um pano macio e úmido.

Dica extra: leve seu gato regularmente no veterinário, assim, caso ele tenha algum problema, poderá esse ser identificado mais cedo.