10 sinais de que o gato não está bem

Publicado em Sem categoria

Mudanças no comportamento do gato devem ser investigadas, mesmo que não pareçam nada demais. Atitudes como excesso de lambeduras e de vocalizações precisam ser interpretadas por um médico veterinário

Crédito: reprodução
Crédito: Reprodução

 

Urinar fora da caixa de areia: quando fazem isso, estão tentando comunicar algo ao tutor. Consulte um veterinário ou especialista em comportamento para tentar descobrir o que seu gato quer dizer.

Diarreia, constipação ou outro problema digestivo: pode indicar tantas coisas que apenas um médico é capaz de detectar o verdadeiro problema.

Lambidas excessivas: gatos são famosos pelo excesso de cuidados com os pelos. Mas quando eles se lambem tanto que os pelos começam a rarear, isso é sinal de estresse.

Coceiras excessivas: assim como as lambidas compulsivas, o excesso de coceira pode indicar problemas de saúde e questões comportamentais. Antes que a situação saia de controle, leve ao veterinário.

Isolamento: embora sejam solitários por natureza, eles não devem se esconder constantemente do tutor ou dos outros moradores da casa. Se ele está se isolando demais, pode ser sinal de problema.

Vocalização excessiva: muitos acham uma graça quando o gatinho fica “tagarela”. Porém, se ele está exagerando no “diálogo” ou nos diálogos, fique atento. Principalmente se essa não é uma característica usual do seu bichano.

Queda no apetite: gatos são comilões, então é muito importante checar o estado de saúde caso comecem a perder o interesse pela comida.

Aumento do sono: só porque os gatos podem dormir até 20 horas por dia, isso não quer dizer que eles necessariamente farão isso. Se o pet está dormindo mais que o habitual ou parece letárgico, é hora de ir ao médico.

Agressão 1: brigas ou ações agressivas em relação a outros animais da casa podem ser sinal de estresse ou doença.

Agressão 2: se o foco da agressividade são os humanos, incluindo o tutor, não perca tempo e procure um médico. O pet pode estar muito estressado ou sentindo dor.