CBNFOT031220180855 03/12/2018. Crédito: Rogerio Pedroso/Divulgação. Brasil. Bento Gonçalves - RS. Favas Contadas. Vinícola Pizzato Vinhas & Vinhos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS.

Vinícola Pizzato, em Bento Gonçalves, se dedica ao enoturismo

Publicado em Sem categoria

Serra Gaúcha — “Como o médico que conhece os pacientes, eu conheço os meus vinhedos”, proclama, com orgulho, o vitivinicultor gaúcho Plínio Pizzato, de 75 anos, que dirige a vinícola Pizzato, fundada em 1999, com vinhedos próprios. A atividade foi herdada do avô Antônio Pizzato, um italiano que veio do Vêneto ao final dos anos 1800.

Localizada no Vale dos Vinhedos, próximo a Bento Gonçalves (RS), a vinícola também se dedica ao enoturismo. Você pode fazer um passeio guiado pelo vinhedo Merlot, que é a uva emblemática da região, seguido de degustação de vinhos e espumantes, com opção de acompanhamento de queijos e pães coloniais.

03/12/2018. Crédito: Pizzato Vinhas & Vinhos/Divulgação. Brasil. Bento Gonçalves – RS. Favas Contadas. Vinícola Pizzato Vinhas & Vinhos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – RS. Na foto, Plínio Pizzato.

Outra alternativa é jantar na vinícola com vinhos finos como Fausto, nas versões Cabernet Sauvignon e Tannat, além do Merlot, e o gran reserva Verve, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, top de linha. Localizado em Doutor Fausto de Castro, Dois Lajeados, na Serra Gaúcha o vinhedo existe desde 1985. O jantar harmonizado com cinco pratos sai entre R$ 130 e R$ 140, por pessoa.

Lançamento

Com uma produção de 330 mil garrafas por ano, a Pizzato é uma empresa familiar, na qual os integrantes da família são os responsáveis por todo o processo de elaboração dos vinhos que estão entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos brasileiros aqui e no exterior. Têm edições especiais o Alicante Bouschet Reserva e o Egiodola Reserva, ambos com uvas do Vale dos Vinhedos, que ostenta o selo Denominação de Origem (D.O.V.V.)

Este ano, a grife fez o lançamento de duas castas, que aparecem pela primeira vez no portfólio da empresa. São o Sauvignon Blanc 2018, vinificado sem madeira, e o Semillion, do qual foram elaboradas apenas 400 garrafas. Ambas podem ser encontrados no A Garrafeira (215 Sul) .

* A colunista viajou a convite da Conceitocom Vinhos