MM8

Taguatinga Shopping recebe evento gastronômico com aulas grátis

Publicado em Sem categoria

Você já imaginou um evento no qual possa ter aulas com chefs premiados sobre diversas cozinhas, experimentar sensações gustativas diferenciadas com queijo, café e chá e adquirir ingredientes de pequenos produtores rurais, que se preocupam com o desenvolvimento sustentável?

Tudo isso vai ser oferecido de graça no Mercado Mundi, cuja segunda edição (a primeira foi em 2015, no Iesb), será realizada nos dias 23 a 25 deste mês, no Taguatinga Shopping, no horário das 12 às 22h.

Durante três dias, mais de 10 renomados cozinheiros de Brasília e de fora vão ensinar o passo a passo de receitas revelando técnicas necessárias para confecção do prato e produtos usados na cozinha. São chamadas aulas-show as lições que começam sexta-feira, 23, com o chef Renato Caleffi, do restaurante Manjue, de São Paulo, sobre o tema “Práticas de gastronomia funcional”, no período das 15h às 15h40.

No horário seguinte, das 17h às 17h40, é a vez do chef David Lechtig, do restô brasiliense El Paso Texas protagonizar receita do tema “Cozinha Mexicana”. Encerra o dia, das 18 às 18h40, o chef André Castro, do Authoral (302 Sul), comandando a aula “Cozinha local e identidade”.


Prata da casa

O show de bons sabores prossegue sábado com o conhecido pâtissier e chocolatier francês radicado na cidade Daniel Briand, que vai mostrar justamente a confeitaria francesa, das 15 às 15h40. Na sequência, a dupla que assina Sous Vide, um manual para cocção em baixa temperatura, André Vargas e Bruno Rappel revelam alguns segredinhos no horário das 16h às 16h40. O último a brandir as caçarolas no dia 24, será o chef dinamarquês Simon Lau, do Aquavit, que apresenta a “Fusão entre a cozinha nórdica e o Cerrado”.

Se você aprecia a excelente cozinha de Marcelo Petrarca, terá chance de vê-lo desenvolver uma sugestão do menu do Bloco C ou do Lago, no domingo, às 14h, sobre o tema “Cozinha contemporânea”. Já as 15h30, virá a cozinha tradicional italiana pelas mãos do chef Ville Della Pena, que vai fazer um prato vegetariano de massa fresca, típico da Úmbria, sem molho de carne, e que pode ser também vegano. Coube aos chefs do restaurante Grand Cru, (QI 11 do Lago Sul) juntar a cozinha brasileira com a contemporânea na aula-show que encerra essa parte do evento, no horário das 17h às 17h40.

Leve para casa

É bom você se munir de sacola para ir ao evento que, como o nome sugere, trata-se de um mercado com uma infinidade de produtos que podem ser encontrados em quase 50 estandes e bancas, dos quais 90% são de pequenos produtores locais. O público poderá adquirir de hortifrútis a embutidos, doces, compotas, queijos, pães, massas, picolés, sorvetes, cafés, chás, cortes especiais de carnes de porco, peixes, produtos orgânicos, sem lactose e sem glúten.

Segundo o idealizador do evento, Nicola Goretti, “as pessoas poderão conhecer os produtos que definem nossas tradições alimentares, provar nossos sabores e conhecer os produtores da mais variadas mercadorias que consumimos diariamente”.

Cachaça é destaque

A sommelière de cachaça e mestre alambiqueira Elk Barreto, que produz a primeira cachaça orgânica de Pernambuco no primeiro engenho do Brasil a operar com energia solar, fará duas apresentações. Na primeira, ela abordará o tema a “Experiência sustentável de sucesso da cachaça orgânica Sanhaçu”, sábado às 13h. Na segunda, ela retorna domingo no horário das 13 às 14h para falar de sua experiência no metier.

Ainda farão palestras o chef argentino Sebastián Parasole, coordenador do curso de gastronomia do Iesb, sobre o “Projeto Iniciativa Bandoneón: Educação itinerante”, voltado para a pessoas interessadas em conhecer sobre a importância da gastronomia como ferramenta educacional e os resultados do projeto. Ele, que é um dos curadores do evento, se apresenta domingo, às 16h.

O evento será encerrado com a palestra da chef e pesquisadora Bel Coelho, proprietária do restaurante Clandestino, em São Paulo, e apresentadora do programa Receita de viagem do canal TLC, que falará sobre “A rede de alimento, das 18h às 18h40. A entrada é franca, mas as pessoas interessadas em participar das aulas, devem se inscrever pelo site www.mercado.mundi.com