CBNFOT011020162442 2016. Crédito: Roberto Nogueira/Divulgação. Favas Contadas. Jornalista e cozinheira Denise Rohnelt Araujo.

Sai enciclopédia de comida brasileira com mais de 170 receitas

Publicado em Sem categoria

Amantes da gastronomia, produtores, estudantes e leitores em geral têm agora uma obra de referência sobre os sabores típicos e alguns pouco conhecidos da culinária brasileira para consultar. Chama-se Culinária brasileira, muito prazer o novo livro da jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha, que levou mais de cinco anos pesquisando tradições e costumes para elaborar a obra. Nela, são descritas comidas, bebidas e ingredientes característicos, bem como técnicas de preparo, curiosidades e histórias sobre pratos, além de influências europeias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer.
Os profissionais mais renomados do país participaram do livro com mais de 170 receitas distribuídas pelas cinco regiões. Assim, você vai encontrar desde o passo a passo do pato no tucupi até a mojica do jacaré passando por todos os tipos de molhos e especiarias que hidratam e temperam o acervo alimentar brasileiro. O prefácio é assinado por Daliana Cascudo, neta do grande Luis da Câmara Cascudo, que considera a obra verdadeira “geografia da alimentação no Brasil”.

Tradição herdada

A jornalista, pesquisadora e chef Denise Rohnelt Araújo, uma gaúcha radicada em Roraima, comenta na introdução que “o livro traz receitas de profissionais que também pesquisam e mantém suas tradições conforme foram ensinadas por suas mães, avós ou bisavós”. Ela própria assina receita de filé-mignon suíno com molho cremoso de tucupi negro e cuscuz de farinha d´água, típicos da região Norte que representa.


No Centro-Oeste, oito chefs representam o Distrito Federal, entre eles, Francisco Ansiliero que ensina o passo a passo do cordeiro ao molho de manga e vinho tinto com mangarito. Ainda consta na obra a contribuição dos chefs André Castro, Agenor Maia, Gil Guimarães, Lui Veronese, Simon Lau e duas mulheres: Ana Rita Suassuna e Rita Medeiros.
O livro será lançado quarta-feira, dia 7, em São Paulo, na Mercearia do Conde, que fica na Rua Joaquim Antunes 217, Jardim Paulistano. Estarão presentes a autora e inúmeros chefs que participam da obra. Estará à venda nas livrarias Cultura e Amazon.com