CBPFOT191220160642 19/12/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Prato de de bacalhau do Chef italiano da Pousada Inácia, na Chapada dos Veadeiros - GO.

Réveillon da Pousada Inácia será agreste, mas sofisticado

Publicado em Sem categoria

 

Sentir novos ares; apreciar paisagem deslumbrante de campos de flores e buritizais; curtir acomodações confortáveis com móveis de estilo; desfrutar de mesa refinada com receitas exclusivas, champanhe e vinhos franceses; refrescar-se em banho de cachoeira e, se der sorte, ainda vislumbrar tucanos e a arara azul com seu balé aéreo dando voltas sobre as árvores do cerrado.

Não, não é um sonho! Tudo isso faz parte de um pacote de três noites (de 30 de dezembro a 2 de janeiro) oferecido pela Pousada Inácia, santuário ecológico instalado na área de preservação ambiental do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fica a 23 quilômetros de Alto Paraíso, entrando à esquerda no Km 159 da GO 118.

O chef italiano Giacomo Campodonico será o responsável pela ceia do dia 31, cujos pratos ainda estão sendo testados ao lado de outros já definidos, como a brandade de bacalhau cozido no vapor com azeite, batata, salsinha, alho e suco de limão, servida com uma torradinha e emulsão de tomate. Giacomo, que pertence a uma família de cozinheiros da Liguria, esteve aqui em fevereiro cozinhando por uma semana em Brasília. Gostou tanto do Brasil, que voltou em outubro para participar da semana da cozinha regional italiana em São Paulo, e vem, agora, para o réveillon ficando na pousada até o carnaval.

Luxo e arte

19/12/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press
19/12/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil

De propriedade do advogado Luis Carlos Alcoforado, dublê de poeta e restaurateur, a pousada tem o mesmo nome do restaurante da 103 Sul, homenagem à avó do empresário, e reúne diversas obras artísticas — quadros, esculturas e móveis — garimpados durante anos pelo atento colecionador. Nada escapou do olho estético do dono, como as mesas e cadeiras de jacarandá, os aparadores estilo Luís18, jarras de cerâmica marajoara, lençóis de algodão egípcio 400 fios em cama king size e outros símbolos de luxo e bom gosto. O complexo conta com sistema de coleta de lixo biodegradável que transforma dejetos em material orgânico e se dissipa na natureza, como nutrientes.

O cenário é perfeito para celebrar a gastronomia, grande paixão do advogado-poeta, além da família. A mulher Gabriela administra o empreendimento, mas a cozinha é reduto do marido. Chama-se L´Alcofa, o restaurante de culinária contemporânea que serve os hóspedes da pousada. Lá, a cozinheira Ivani de Jesus auxilia o chef na execução de receitas, algumas escolhidas pelo idealizador.

Pratos harmonizados

Destaque para o espaguete ao vôngole, que vem do Ceará; para o arroz (negro) de pato caipira desfiado e cozido em caldo com alho, cebola, flor de sal e vinho tinto de Bordeaux e para a berinjela cozida no forno e recheada com carne moída e queijo coalho.

“Cozinha é uma confluência de virtudes que se associam para elevar o estado de sublimação da alma”, afirma Alcoforado, um especialista em vinhos (franceses) a ponto de ter adquirido a importadora Vintage, de suas fundadoras, e que passa agora o comando para o sócio Lawrence Barbosa.

 

Caminhada, ver o nascer ou o por do sol, piscina com sauna — nenhuma dessas atividades eco-esportivas é mais prazerosa do que o banho no córrego Almécegas, que dá origem a duas belas cachoeiras, e está a apenas 50 metros da pousada numa trilha privativa.

O pacote, que inclui hospedagem em chalé, ceia de réveillon com bebida e café da manhã internacional sai por R$ 5.000 para duas pessoas. Reservas pelo telefone (61) 99942-5908 ou pelo site pousadainacia.com.br.