CBNFOT151120162819 2016. Crédito: Ana Morena/Divulgação. Favas Contadas. Fachada do restaurante Nikkei.

Onda nipo-andina chega ao Paranoá

Publicado em Sem categoria

A abertura quase simultânea de uma casa de comida nipo-peruana e o fechamento de três japinhas na Asa Sul pode até parecer coincidência. Mas não é. Longe de ser uma casualidade, reflete a chegada, ainda que tardia, de um movimento que há mais de 10 anos tem se encarregado de difundir os ingredientes andinos e japoneses juntos por meio de uma cozinha contemporânea que se chama nikkei.

Nikkei Sushi Ceviche e Bar também é o nome do restaurante que nasce em plena crise, “embora a ideia tenha surgido em 2010, quando a economia crescia a 4% ao ano”, revela o sócio-proprietário, Felipe Leon, empresário da construção civil, que abrirá a casa, segunda-feira, em parceria com Ronaldo Junior e um grupo de investidores. E completa: “Só em julho deste ano conseguimos o habite-se para o prédio concluído em fevereiro do ano passado”.

Chef experiente

chef experiente

Fica na rua do 348, no Centro Beira Lago, a bonita casa de dois andares projetada por Denise Zuba, que mescla vidro com concreto em desenho de linhas retas reveladoras da proposta de toque oriental. Com capacidade para 200 pessoas, os salões são distribuídos em dois no térreo (um na área externa) e o terceiro no mezzanino, que pode ser fechado para eventos.

Comanda a cozinha o talentoso chef paulista Marcelo Fugita, um sansei que trabalhou vários anos em Salvador, especialmente no Soho, e tem passagens pelo mítico Nobu, de Nova York. Fugita explica assim a elaboração do cardápio: “Utilizo a minha bagagem na cozinha japonesa para fazer uma interação criativa em cima da gastronomia nipo-peruana”.

Rodízio sofisticado

 

Crédito: Ana Morena/Divulgação. Pratos Sunomomo, Nirá com camarões e sashimi de salmão

Com uma variedade tão grande de ingredientes típicos de duas culturas e uma pegada franco-italiana — com foie gras e trufas —, natural que seja extenso o menu, no qual o destaque é o rodízio Nikkei. O tradicional com oito etapas sai por R$ 74,90 e o menu-degustação com nove sai por R$ 94,90. Mais rico, este inicia com edamame (vagem de soja) trufado com flor de sal e chips de batata-doce de banana da terra; trouxinha de camarão com cream cheese, guioza e tempurá de camarão levemente apimentado; camarão com nirá e shimeji na manteiga e trio de ceviches (de peixe branco, de frutos do mar e de salmão ao molho de tamarindo).

A quinta etapa começa por casquinha de siri ao leite de coco e camarões e vieiras gratinadas; segue com carpaccio de salmão, azeite trufado, for de sal e raspas de siciliano, vieiras no azeite, flor de sal e limão taiti e peixe com raspas de tangerina e pimenta tailandesa e chega no sashimi de salmão com batata doce palha, azeite trufado e ovas. O oitavo prato é um atum com foie gras e um duo de salmão com vieiras. Ao final do rodízio, você ainda pode repetir qualquer prato da sequência. Ufa! Que bom! Funcionará de terça a sexta-feira, de 12h às 15h, e de 19h a 0h. Sábado e domingo, de 12h à 1h.