CBPFOT200720161325 20/07/2016. Crédito: Edy Amaro/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Gustavo Blasetti

Hoje é o dia do carbonara. Comemore comendo!

Publicado em

Corte 120g (se for para quatro pessoas) de copa (paleta de porco curada) em tirinhas como palitos de fósforos e ponha para fritar na manteiga em fogo baixo. Antes disso, porém, cozinhe espaguete ou talharim. Quando o macarrão estiver pronto, acrescente à copa dois ovos batidos e mexa bem, despejando a mistura sobre a pasta no momento exato em que os ovos começarem a engrossar, sem ficar tão firmes quanto ovos mexidos. Mexa bem, para que a mistura de ovos e copa fique uniformemente distribuída pela massa, acrescente um pouco de parmesão ralado e sirva mais queijo à parte.

Essa é uma das maneiras de fazer macarrão à carbonara, segundo o livro Cozinha italiana, da talentosa escritora inglesa Elizabeth David, que percorreu cozinhas italianas, da Sicília a Milão. Paixão de nove entre 10 amantes da gastronomia italiana, carbonara — a exemplo de mãe, criança e pai —, também tem o seu dia. É hoje, 6 de abril.

O prato ícone será servido na Trattoria Da Rosario (QI 17 do Lago Sul), no almoço e no jantar por R$ 75. Mais duas casas italianas oferecem hoje a iguaria, mas só no jantar: Il Pan-drino (412 Norte), de Alessandro Cossu e Il Basilico (Quituart), de Gustavo Blasseti (foto), ambos por R$ 43, cada. A Federação Italiana de Chefs (FIC), seção Brasília, vai comemorar com uma aula gratuita de culinária, na qual será revelado o passo-a-passo da famosa receita com técnicas tradicionais e ingredientes autênticos pelos cozinheiros italianos, dia 12, próxima quinta-feira, às 19h no Iesb. Inscrições podem ser feitas pelo instagram ficbrasilebrasilia.