CBNFOT250620190031 25/06/2019. Crédito: Gui Teixeira/Divulgação. Favas Contadas. Festival de Inverno do Pontão. Entrada do Sallva Creme de abóbora com gengibre e gorgonzola.

Gosto de inverno

Publicado em Sem categoria

Quando desce a coluna de mercúrio dos termômetros é sinal de que os cardápios também vão sofrer alterações. Novos pratos tomam lugar das receitas leves, vinhos encorpados substituem os brancos frutados e doces saídos do forno passam a ser mais pedidos. No Pontão é assim há nove anos.

Lá, começou terça-feira o festival de inverno que, este ano, reúne nove endereços, dos quais, seis apresentam menu em três etapas (entrada, prato principal e sobremesa) e três, combos, ambos no valor de R$ 59. O comensal ainda contribui com R$ 5 para o Orfanato Filhas de Maria, que acolhe crianças e adolescentes em Planaltina de Goiás. De brinde, leva uma moringa de vidro assinada pelo artista plástico Toninho Euzébio.

Comidas que aquecem…

Por 31 dias e até 25 de julho, os cardápios são preparados com ingredientes capazes de acrescentar conforto e aquecimento ao paladar, como o creme de abóbora com gengibre e gorgonzola (foto) servido na entrada do menu do Sallva. O principal é nhoque de batata ao molho roti e a sobremesa, brownie de chocolate. As três etapas foram elaboradas pela chef Fabiana Pinheiro, formada na Espanha.

Abóbora, cuja safra está excepcionalmente deliciosa nesta estação, também foi o ingrediente escolhido pelo Bierfass Lago para a entradinha com crispy de carne seca. Segue miolo de alcatra com molho de mostarda grelhado na parrilla e torta de limão no final. Há ainda uma opção vegetariana com almôndegas de berinjela.

Outra grande pedida pode ser o filé-mignon do Fausto & Manoel que vem com risoto de funghi e chips de banana e pudim de macaxeira, na sobremesa. Igualmente inspirado na culinária brasileira, o Manzuá oferece creme de pupunha; filé de peixe grelhado ao molho de araticum com risoto de castanha-de-baru e brownie com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. Já o Soho, de pegada asiática, optou pela guioza de salmão; lámen e abacaxi quente com mel e sorvete de creme.

…incluem gelados

No Mormaii, você vai encontrar bolinho de salmão empanado na farinha de panko; tilápia grelhada com macarrão japonês e legumes ao molho de tamarindo e sorvete de queijo com calda quente de goiabada. Sorvete também reina em pelo menos dois quiosques do Pontão: Stonia Ice Creamland e La Paleta. O primeiro traz Vulcão Tóquio acompanhado de dois cafés e duas águas sem gás e o segundo, brownie com sorvete, paleta (foto) com cobertura, café especial com doce de leite e duas águas minerais.

25/06/2019. Crédito: Gui Teixeira/Divulgação. Favas Contadas. Festival de Inverno do Pontão. Do combo do La Paleta.

O terceiro quiosque que se chama Geleia no Container oferece hambúrguer no pão branco artesanal com blend de fraldinha e costela, batata noisette, fondue de queijos, cookie recheado de Nutella e limonada pink.