Crédito: Valduga/Divulgação. Proprietários da Vinícula Valduga. Crédito: Valduga/Divulgação. Proprietários da Vinícula Valduga, Juarez, Erielso e João Valduga.

Famiglia Valduga promove degustação de mais de 130 rótulos terça no Brasília Palace

Publicado em Sem categoria

O mês de agosto começa com a temporada de vinhos. Nela, a primeira manifestação vem de uma marca ícone brasileira, Famiglia Valduga, que desde 1875 tem feito jorrar o melhor líquido que um clã autenticamente italiano é capaz de produzir. São 143 anos de tradição.
Alguns dos melhores rótulos poderão ser degustados nessa terça-feira, no Brasília Palace Hotel, onde se realiza o Vin Première, evento que oferece circuito composto por mesas com a exposição de todas as marcas participantes, além de pães, queijos e antepastos. Entre elas, o Espumante 130, foi criado para homenagear a chegada da família Valduga ao Brasil. Este ano, a linha foi ampliada com o novo rótulo 130 Brut Rosé, elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, por meio do método champenoise, o mesmo com o qual é feito o champanhe francês. Luminoso, o novo espumante possui coloração salmão, com perlage fino e delicado.

Ícones da marca

Casa Valduga_130 Brut Rosé

Outro lançamento é o vinho branco Leopoldina Gran Chardonnay DO 2017, com denominação de origem do Vale dos Vinhedos (RS), a primeira e única DO do Brasil. É lá que fica a sede da empresa. Segundo o enólogo João Valduga, um dos diretores que estará presente no evento, “a safra 2017 nos enche de orgulho, pois até o momento conquistou seis medalhas de ouro em concursos internacionais, 92 pontos na Decanter e foi eleito um dos 10 melhores do mundo pelo concurso Cardonnay du Monde”. A satisfação do produtor não é infundada, afinal o seu Leopoldina Gran Chardonnay é o único vinho nacional que entrou para a seleta lista dos top 10 da avaliação francesa.
Entre os tintos os destaques são Storia, Raizes, Villa-Lobos, Identidade e outros que têm a marca da qualidade, uma obsessão da família. “Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem-feita”, dizia Luiz Valduga, patriarca do clã que, com a mulher Maria (nome de outro belo espumante), e os filhos “trabalhamos dia e noite e eu não sei o que são férias e feriado”, rememora Juarez Valduga, presidente-executivo.
Os Valduga foram os primeiros produtores de vinho brasileiro que sentiram a necessidade de se associar a marcas produzidas no exterior. Assim, fizeram parceria na Argentina, Chile, Itália, França, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai, daí apresentarem terça-feira no circuito renomados rótulos, como Casas del Bosque, Cattier, Bellavista, Yealands, Bracco e outros.

Além do vinho

A grife, que vai comemorar o sesquicentenário daqui a sete anos, em 2025, não se limita à produção de vinho em suas três unidades: Casa Valduga, Domno e Ponto Nero. Feitos de compostos da uva e do vinho são as geleias, molhos e outros produtos da Casa Madeira, e a linha de cosméticos da Vinotage.
Todos os produtos do grupo poderão ser adquiridos no evento, cujo ingresso com direito a uma taça para degustação está sendo vendido a R$ 180 com Gilvan Chaves, telefone 99425-4843 ou através do e-mail beatrizvinotage@gmail.com.