Crédito: Luciana Maira/Divulgação. Vinícius Monfernatti na cerimônia do chá. Crédito: Luciana Maira/Divulgação. Vinícius Monfernatti na cerimônia do chá.

Ernesto Cafés Especiais promove cerimônia do chá

Publicado em Sem categoria

No Japão, o chá não vem sozinho. Quer dizer, a cerimônia do chá é cheia de protocolo e coloca a pessoa que dela participa em contato com filosofia, etiqueta, caligrafia, arte cerâmica e artesanato típicos do país. Tudo isso poderá ser vivenciado a partir do dia 23 e até 11 de março na Rota da Cafeína, evento que o Ernesto Cafés Especiais (115 Sul) promove, pela segunda vez, também no templo budista, localizado na mesma quadra.

Para conduzir o ritual que, além de cultura, traz sabor estará na cidade o paranaense Vinícius Monfernatti, estudioso da língua japonesa e especialista em cerimônia do chá. Segundo ele, só é usado um tipo: o matcha, chá verde cujas folhas são trituradas e moídas para serem transformadas em pó, ao contrário de outros chás que são preparados por infusão. “Além do alto teor de cafeína, matcha também é antioxidante”, apregoa Vinícius.

Extensa programação será desenvolvida em torno do tema, como workshops, bate-papos, flashday de tatuagens, feira, além da degustação de produtos de torrefações especiais locais e nacionais — afinal, o evento também trata de café.

Destaque para o jantar executado pela chef Ana Spengler, conhecida banqueteira de Curitiba, precedido de um workshop no qual Monfernatti ensina o preparo do matcha, ingrediente que estará presente em todos os pratos — desde o suflê queijo brie até a sobremesa de carolina. O jantar será realizado sábado, 24, no Ernesto Café por R$ 290. Mais informações pelo telefone 3345-4182.