vinho

Dois dias de vinho brasileiro em evento no Iesb

Publicado em Sem categoria

Pelo quinto ano consecutivo, sommeliers e críticos de vinho da cidade elegeram os 11 melhores rótulos degustados na Vinum Brasilis, evento que realiza no Iesb, quarta e quinta-feiras dentro do 29º Congresso Nacional da Abrasel. Participaram da prova, feita às cegas, 42 amostras e “ o resultado foi surpreendente”, na opinião de Antonio Coêlho, editor do blog Decantando a Vida. Coêlho divide com o sócio Eugênio Oliveira a curadoria da mostra.

É que os dois primeiros lugares foram ganhos por vinícolas pequenas e ainda pouco conhecidas no país. Trata-se da Quinta da Figueira, que funciona na garagem da casa do enólogo Rogério Gomes, no bairro Abraão, em Florianópolis. Lá, foi produzido o Merlot AltosBaita 2012, que obteve a melhor colocação com 4 pontos.

Em segundo lugar ficou a jovem e moderna vinícola Campos de Cima, fundada há dois anos em Itaqui, no pampa gaúcho, que recebe assessoramento do enólogo francês Michel Fabre e conta com tecnologia italiana. Ganhou com 3 Bocas 2016, um blend de três vinhos.

 

 

A partir do terceiro lugar classificaram-se rótulos de empresas tradicionais, como a Pizzato que conquistou a terceira posição com o Concentus 2013; a Hermann levou a quarta com Alvarinho Matiz e Maximo Boschi, a quinta com Espumante Brut. Na sétima colocação ficou a Aurora com seu Cabernet Sauvignon 2015.

Além do tinto Concentus, a vinícola Pizzato emplacou mais dois rótulos na seleção: um espumante e um Chardonnay, enquanto o vinho Nini Salton Gerações 2016 conquistou a décima posição. Maximo Boschi também repetiu o destaque com o seu Merlot 2008 só que com a mesma nota 3,21 dada ao Faces da Lidio Carraro, ficando ambos os vinhos empatados na 11ª posição.

Uvas viníferas

A novidade da feira é a exposição de uvas viníferas, trazidas pela Rio Sol, vinícola pernambucana localizada em Petrolina, única região do mundo que produz duas safras por ano. Além da degustação de vinhos “ os visitantes também podem provar as uvas”, comemora Petrus Elesbão, organizador da mostra de rótulos brasileiros, que é a maior fora do Rio Grande do Sul.

Vinho pede queijo e você pode encontrá-los lá porque os produtores da Serra da Canastra trouxeram seus melhores exemplares, alguns premiados no exterior. Vinum Brasilis funciona das 9h às 22h, num pavilhão junto ao Iesb. Ingresso por R$ 40.