CBNFOT130820190616 13/08/2019. Crédito: Sueli Maestri/Divulgação. Brasil. Brasília - DF. Favas Contadas. Feira de Vinho Vino Brasilis.

Conheça os vinhos premiados na Vinum Brasilis

Publicado em Sem categoria

 

Dotada de uma moderna estrutura de enoturismo, a vinícola Don Guerino, na Serra Gaúcha, localizada na região conhecida por Vale da Felicidade, foi a grande vencedora do Concurso Vinum Brasilis com três vinhos entre os tops de três categorias. A empresa inaugurada em 2000 por Osvaldo Motter, a mulher, Salete, e três filhos, entre eles, o enólogo Bruno, emplacou a segunda posição entre os espumantes e os brancos, e o primeiro lugar dos tintos.

Aurora, a força do cooperativismo gaúcho na vitivinicultura, também teve três premiados: o melhor espumante Pinto Bandeira extra brut, o melhor branco, Chardonnay Reserva 2017 e o segundo tinto Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2017.

O que mais surpreendeu, porém, foi o desempenho de uma pequena e jovem vinícola de Monte Belo (RS) chamada Marques Pereira, que produz o Quinta da Orada Corte II-2012, feito com 48% de uvas Tannat, 28% de Cabernet Sauvingnon e 24% de Merlot envelhecido em barrica de carvalho por 36 meses. O tinto empatou no primeiro lugar com Traços Blend 2015 da Don Guerino. Outros premiados foram Fausto, Chardonnay da Pizzato como melhor branco, mesma posição do Chardonnay da Aurora. Valduga emplacou o terceiro lugar tanto na categoria branco, com entre os tintos.

Mais de 200 rótulos

Os vinhos premiados estarão entre mais de 200 rótulos que poderão ser degustados pelo público que comparecer à 12ª edição da Vinum Brasilis, a maior feira especializada em vinhos brasileiros da cidade, que ocorre, hoje e amanhã, no estacionamento do shopping Iguatemi. Criada por Petrus Elesbão, a mostra nos últimos anos conta com Guto Jabour na organização. “Apesar da crise econômica, conseguimos atrair 30 vinícolas”, comemora Guto, que traz também duas cachaçarias, queijos e chocolates brasileiros.

Além de ter contato direto com enólogos e outros especialistas, os visitantes poderão adquirir os produtos na feira com preços especiais. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 90 pelo aplicativo GB Produções ou por meio do site www.vinumbrasilis.com.