CBPFOT180820162431 18/08/2016 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Lui Veronese, chef com o prato balcão criativo com bamiga de porco cozido em baixa temperatura, durante XXVIII Congresso Nacional de Gastronomia da ABRASEL.

Congresso da Abrasel apresenta soluções para a gastronomia

Publicado em Sem categoria

No dia 15, quando se abrirem os portões do Iesb, empresários, chefs, cozinheiros e entusiastas do setor, conhecido como alimentação fora do lar, vão encontrar não três eventos, como estão acostumados há anos, mas apenas dois: o 30º Congresso Nacional Abrasel e o Mesa ao Vivo. O Vinum Brasilis se divorciou e realizará separadamente a 11ª edição, numa tenda montada no estacionamento do Shopping Iguatemi, nos dias 16 e 17.

“Brasil novo: simples para empreender” é o tema em torno do qual vão ocorrer os debates e as palestras no ano que o congresso da categoria completa três décadas. Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a escolha tem a ver com as transformações políticas, econômicas e sociais que irão moldar o país nos próximos anos. “Frente a um dos períodos mais desafiadores da história, a Abrasel está com uma visão clara de que o empreendedor tem um papel fundamental de protagonismo das ações necessárias para impulsionar o Brasil Novo que tanto queremos”, afirma.

Paulo Solmucci:
01/08/2017. Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Paulo Solmucci: o empreendedor é protagonista para impulsionar o país

Time de feras

Durante dois dias (15 e 16) usarão a tribuna do centro universitário empresários e líderes que têm alguma contribuição a fazer ao setor que mais emprega no Brasil, depois da construção civil. Entre os destaques estão Demétrio Teodorov, superintendente de inovação na Alelo Brasil, que trará sua visão do varejo alimentar; Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisa Locomotiva, que abordará o perfil do consumidor de bares e restaurantes; e o deputado federal Rogério Marinho, que falará sobre a Reforma Trabalhista.

Entre os craques das panelas, falarão Ivan Ralston, chef-restaurateur do Tuju; Juscelino Pereira, proprietário do Piselli e El Carbón; e Edrey Momo, proprietário da 1900 Pizzeria, Padaria de Esquina, Tasca da Esquina e Taberna da Esquina, sobre seu caso de sucesso. Os três atuam em São Paulo.

Aulas culinárias

A exemplo de anos anteriores, o evento promovido pela revista Prazeres da mesa, intitulado Mesa ao vivo, realiza a sétima edição na cidade, sempre com um leque de boas opções a cargo de renomados cozinheiros que vêm ensinar sua arte. Eles tiveram como tema “O cerrado, o produtor familiar e o chef: em busca do elo perdido”.

Fazem parte do elenco Danielle Dahoui, dos Bistrôs Ruella (SP) e apresentadora do programa Hell´s Kitchen – Cozinha sob pressão, do SBT; Beto Pimentel, do Paraíso tropical, de Salvador; Auricélio Romão, do Cacimba, de Fernando de Noronha; e Edinho Engel, do Amado, de Salvador e do Manacá, de São Paulo, entre outros.

A prata da casa estará representada pela gaúcha Ana Paula Jacques, do Slow Food Cerrado, e pelos chefs e boulangers André Castro, Gil Guimarães, Claude Capdeville, Diego Badra, Mara Alcamim, Leo Hamu, Lui Veronese, Benoit Rataboul e Dilson Menezes. Os ingressos têm preços diferenciados para estudantes e associados da Abrasel, do Slow Food e assinantes do Correio Braziliense. Consulte o site www.congressoabrasel.com.br e a programação https://mesaaovivobrasilia.com.br.