Brinda Brasil homenageia vinhos da Geórgia

Publicado em

 

 

Oito mil anos antes de Cristo já se fazia vinhos na Geórgia, país independente desde 1991 quando se dissolveu por completo o “império” soviético. Uma das 15 ex-repúblicas que formavam a URSS, o país sempre teve nos vinhedos um dos produtos agrícolas mais importantes, além das nozes, dos figos e das romãs. De tão ancestral e único, o método de vinificação é tombado pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade desde 2013. As uvas são esmagadas em uma prensa de madeira, depois o suco corre para dentro de odres de argila, chamados kvevri (foto), que são fechados com uma pedra e enterrados no solo. O vinho permanece por alguns meses antes de ser bombeado.

 

A Geórgia será o primeiro país europeu a ser homenageado no Brinda Brasil, que nasceu como evento de espumantes e este ano — dias 14 e 15 de junho, no B Hotel — contará com uma ala internacional com rótulos também de vinhos. A presença da Geórgia se deve ao trabalho do embaixador David Solomonia que, desde que chegou no ano passado, não tem medido esforços para distribuir o vinho georgiano. Ao lado da embaixatriz Olena Terentieva, apresentou bons Saperavi no 9º Slow Filme, em Pirenópolis, e colocou o produto nas adegas da Baco Pizzaria, do Oliver e da Trattoria Da Rosario.

 

Jantares harmonizados

 

Além da degustação de vinhos, os visitantes poderão apreciar os itens da ilha de antepastos composta por queijos gouda, brie e gorgonzola, pastrami, sardela, pastas, salame italiano e pães.

 

No restaurante do Brinda Brasil, montado especialmente para o evento, serão servidos jantares. A entrada será um mix de folhas verdes com queijo gorgonzola em especiarias e molho agridoce de mostarda dijon e mel.

 

No principal, você poderá se deliciar com três preparações: bife ancho argentino com batatas glaceadas na manteiga de garrafa, molho aioli e crocante de brioche assado; filé de salmão grelhado com cogumelos, brócolis, caldo de missô e tuille crocante de tapioca; e risoto funghi porcini com azeite de trufas e queijo grana padano.

 

Para a sobremesa, brownie de frutas vermelhas com creme de mascarpone. O jantar sai por R$ 250 por pessoa .

 

Concurso

 

O evento leva a assinatura dos organizadores Rodrigo Leitão e Emília Carvalho, que já realizaram 12 edições em Brasília e Goiânia. “Ao todo, 15.250 pessoas já passaram pelo Brinda Brasil. Foram 215 mil taças consumidas e 15 mil garrafas abertas”, contabiliza Emilia, que também é sommelière. Ingressos na bilheteria digital: lojas do Pátio Brasil Shopping e do Brasília Shopping ou pelo site www.bilheteriadigital.com.br