CBPFOT230320171375 Arthur Menescal/Esp.CB/D.A. Press. Cristiano Komiya, que concorre ao título de melhor sushiman do ano, se prepara para abrir um izakaia ao lado do restaurante New Koto, na 212 sul.

Brasília vai ganhar o primeiro bar japonês

Publicado em

 

Enquanto se recupera em casa de uma cirurgia de hérnia, o renomado chef Cristiano Komiya (foto) pensa nos pratos que vai oferecer no esperado boteco japonês, cuja abertura está prevista para o mês de julho. Será o primeiro izakaia (pronuncia-se izakaiá) da cidade e vai funcionar na loja ao lado do New Koto, Bloco C da 212 Sul, com menu “totalmente diferente”, garante o sushiman. “A ideia era do meu pai, que sempre dizia ‘quando me aposentar vou deixar o restaurante para você e montar um bar para mim’”. Ryozo Komiya morreu antes de realizar o sonho, que “agora está na reta final com a parceria de amigos queridos”, diz o filho. A irmã Carina Komiya também fará parte da equipe.

Mais barato e descontraído que os restaurantes tradicionais, o izakaia (já foi febre em São Paulo) traz berinjela, missô, lámen, algumas friturinhas e saquê. Cristiano garante que não vai faltar kakuni, pancetta de porco cozida, bem macia, para comer com hashis e karague, frango frito. Nos drinques ele está pensando nos mix de laranja e gengibre, por exemplo.

A ideia é que o bar seja um lugar para conversar e beber depois do trabalho, como se faz no Japão, onde antes de terem comida, os izakaias ofereciam só bebida, porém a partir de 2000 as casas reforçaram o cardápio. Vamos aguardar.