Brasília exporta celebridade

Publicado em Sem categoria
13663626_10206374083380210_214026053_o
Zuleika de Souza/CB/D.A Press

 

O premiado chef dinamarquês Simon Lau Cederholm, radicado em Brasília há 20 anos, foi convidado a participar do Super Chef Celebridades, quadro de muito sucesso no programa Mais você, de Ana Maria Braga. Ele vai ensinar técnicas de conservação de alimentos, que os franceses chamam confit, aos famosos que participam do quadro. Não se trata de uma novidade, porque os antigos já conheciam o processo de cozinhar lentamente as carnes em gordura, que age como conservante e amaciante.

“No passado, quando não havia geladeira, as pessoas guardavam os pedaços de carne de porco na lata”, lembra Simon, que usa a mesma técnica para preparar sofisticado prato de coxa ou peito de pato. “Durante a aula na televisão, que tem um alcance mais popular, vou mostrar o passo a passo do preparo de confit de frango”, diz ao blog o chef nórdico, que estará nos Estúdios Globo, antigo Projac, dias 17 e 18 para a gravação do programa.

 

Planta nativa

13639853_10206374082100178_166975729_o
Cajuzinho do cerrado é ótimo acompanhamento para carnes como a de pato

 

Simon Lau é um apaixonado pelo cerrado. Ele estava justamente nos arredores da Chapada dos Veadeiros quando recebeu o convite pelo iPhone. Imediatamente, se inspirou nos cajueiros em flor, que margeiam a estrada, como tema da aula. A safra ainda não começou, mas para ele, não é problema porque mantém centenas de cajuzinhos congelados.

Fruta típica do cerrado, o cajuzinho amadurece a partir de setembro e é colhido por catadores. Cozidos na calda de açúcar, eles se tornam delicioso complemento de pratos tanto salgados como doces. Abobrinha e berinjela conservados em azeite de oliva e cebola na manteiga, que farão parte das lições do chef dinamarquês, também são chamados confitados.