Créditos: Henrique Peron/Divulgação. Prato Surfturf, do Barbacoa. Créditos: Henrique Peron/Divulgação. Prato Surfturf, do Barbacoa.

Barbacoa combina mar e terra em novo prato

Publicado em Sem categoria

Especializado em churrasco de carnes nobres, servido à la carte com bufê de saladas e acompanhamentos especiais, o Barbacoa acaba de lançar um prato que combina um ícone do corte bovino com o rei dos crustáceos. Trata-se do Surf and turf, receita que leva cauda de lagosta de 200g e bombom de alcatra, também de 200g, ambos grelhados, escoltados por batata assada envolvida no papel laminado com sour cream e molhos picante à parte.

BARBACOA_Chorizo 600g_IMGP3604h_FotoHenriquePeron

O prato, inspiração de um clássico da culinária norte-americana, já é um dos mais pedidos em São Paulo, informa Francisco Oliveira, maître da loja do ParkShopping, que há 25 anos trabalha na empresa. Outro campeão de vendas é o bife de tira de chorizo de 600g, que serve duas pessoas com direito ao bufê de saladas e uma guarnição. O primeiro sai por R$ 115 e o segundo por R$ 150. Telefone: 3028-1530.

Que carne é essa?

Referência nacional em matéria de carnes, a grife Barbacoa mantém seis lojas no Brasil (três em São Paulo e uma em Campinas, Salvador e Brasília) e nove no exterior: oito no Japão (seis em Tóquio e duas em Osaka) e uma na Itália, em Milão, onde estive recentemente e degustei soberba sequência de grelhados que faria inveja ao mais carnívoro dos homens. Além da matriz no Itaim Bibi, só no exterior é servido o rodízio. Assim: depois do baby beef, alcatra e entrecôte, ainda vem picanha uruguaia, maminha e costeleta de cordeiro australianas, contrafilé brasileiro, alcatra alemã, fraldinha americana, cupim do Brasil e costela de tira argentina.

Em Milão, os melhores cortes são oferecidos todos os dias na casa de 220 lugares, teto baixo, ambiente acolhedor e bonita decoração com adega envidraçada que guarda 240 rótulos de vinhos exclusivamente italianos. Aceitei a sugestão de Roberto Raffaelli, sommelier de 43 anos, com 16 de profissão, que ofereceu um bem estruturado Barbera D´Asti, do Piemonte, o Pomorosso da vinícola Coppo, capaz de suportar a suculência dos pratos.

Depois da extravagância protéica um sabor docinho vai bem, mas com parcimônia, daí minha escolha recaiu nos sorbets (sem leite, é claro) de frutas brasileiras: maracujá, papaia, goiaba, manga, além de limão e morango são os sabores.

 

Negroni milanês

01/11/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Barman do Restaurante Barbacoa.
01/11/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Barman André Luis Veiga
01/11/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Sommelier Roberto Raffaelli, do Restaurante Barbacoa.
Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Sommelier Roberto Raffaelli

O acolhimento começa logo na entrada, à esquerda no bar, onde o maranhense André Luis Veiga, de 34 anos, prepara os melhores drinques. Aperol Spritz continua em alta, especialmente, na Itália onde é produzido o Aperol, primo-irmão do Campari. Com gelo, prosecco e uma fatia de laranja, é um aperitivo típico de verão. Nada impede, porém, de curtir a frescura da bebida no outono europeu.

Muito jovem, o barman André Luis viveu em Brasília, onde trabalhou no Dnit, como digitador. Aos 20 anos, teve a chance de ir à Itália e está lá até hoje, trabalhando no Barbacoa, que foi aberto em 2008. Um dos drinques mais pedidos é o Negroni sbagliato, que em italiano quer dizer errado. Foi criado nos anos 1960 no Bar Basso de Milão, pelo bartender Mirko Stoccheto, que o distinguiu do clássico Negroni florentino ao colocar espumante brut em substituição ao gim. A receita ainda leva vermute, Campari, meia fatia de laranja e uma pitada de angostura. Muito bom!

Império português

01/11/2016. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Gerente Donazar Beltrame, do Restaurante Barbacoa.
Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Gerente Donazar Beltrame

Grande parte do sucesso do Barbacoa italiano se deve ao gerente gaúcho, nascido em Cacique Doble, um ponto quase invisível no mapa, mas de onde saiu Donazar Beltrame, mais conhecido por Don, descendente de uma conhecida família do interior do Rio Grande do Sul, a qual pertence o ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Louco por moda, Don chegou a Milão e constatou “aqui é a minha casa”. Tornou-se amigo de vários estilistas, como Valentino Garavani, que frequentam o Barbacoa, restaurante mencionado no Guia Michelin. Fica na Via Abbaddesse número 30. Outros ilustres fregueses têm sido os craques brasileiros, como Miranda, Gabigol e Kaká.

Pouca gente sabe que a empresa, dirigido pelo gaúcho Ademar do Carmo, sócio-diretor do grupo Barbacoa, faz parte de um conglomerado de marcas (Pinguim, Rede Graal, Gato que ri, América, entre outras) de propriedade de dois irmãos portugueses: Antonio e Manuel Alves. Extremamente discretos e avessos a qualquer publicidade pessoal (jamais se gabam de ir bem nos negócios), os dois controlam um império que reúne 173 restaurantes e emprega 18.700 funcionários. Sem crise!