CGC/Comunicação. Chefs Alex Atala e Gil Guimarães. CGC/Comunicação. Chefs Alex Atala e Gil Guimarães.

Baco celebra 20 anos com pizza de famosos

Publicado em Sem categoria

 

 

O que têm em comum os chefs Alex Atala, Mara Alcamim, Rodrigo Oliveira e Marcos Livi? Além de serem brilhantes na profissão, como todo mundo sabe, os quatro são amigos de Gil Guimarães e, por isso, irão assinar receitas de pizzas que serão assadas no mês de maio em comemoração aos 20 anos da Baco Pizzaria. “Começamos atendendo cinco mesas, hoje alcançamos mais de oito mil clientes mensais nas duas unidades, localizadas na Asa Norte e na Asa Sul”, diz, com saudade, o vitorioso empresário, dublê de chef e pizzaiolo, que pretende inaugurar em agosto a terceira unidade, no shopping CasaPark.

 

A Baco nasceu em 3 de junho de 1999 em um minúsculo espaço da Quituart e dali se expandiu primeiro para a 309 Norte, depois para a 408 Sul. O maior feito da grife foi lançar a vera pizza napoletana, cuja receita Gil Guimarães foi buscar na Itália, onde treinou sua execução. Atualmente são 777 pizzarias no mundo com o selo de Nápoles e 11 no Brasil. A Baco é a única de Brasília.

CGC/Divulgação. Pizza com creme de abobrinha, gorgonzola, pancetta, muçarela de búfala, radicchio, pinoli e basilico cristalizado, de Marcos Livi

Sabores dos chefs

 

Semelhante ao que Gil desenvolveu no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, onde pilota com o sócio Marcos Livi, a Napoli Centrale, o projeto Pizza dos Chefs será lançado aqui, no dia 9 do mês vindouro, com quatro criações, como a redonda de Alex Atala, que usou escargot, abacate e burrata na cobertura. Já Mara Alcamim optou por carne de lata, muçarela de búfala, linguiça caseira suína, molho de tomate, pimenta dedo-de-moça, cebola roxa, coentro e rapadura.

 

Rodrigo Oliveira, que toca os restaurantes paulistanos Mocotó e Balaio, escolheu carne seca na nata, abóbora cabotiá, muçarela de búfala, pesto de coentro com beldroega e pimenta biquinho; e Marcos Livi, que também é dono dos bares Veríssimo e Quintana na capital paulista, inova ao criar a base da pizza com creme de abobrinha, gorgonzola, pancetta, muçarela de búfala, radicchio, pinoli e basilico cristalizado.

 

Cerva especial

 

A rigor, as comemorações do 20º aniversário da pizzaria começaram ontem, com o lançamento da cerveja Baco Sesion IPA, desenvolvida pela Hop Capital Beer, que conta com Gil Guimarães entre os sócios. Com amargor e aromas cítricos típicos dos lúpulos americanos, a cerva de 500ml é leve e refrescante e poderá ser degustada nas duas unidades da Baco por R$ 26.

 

Em setembro, tem mais pizza autoral. Elaboradas com ingredientes do cerrado serão lançadas receitas assinadas pelos chefs Francisco Ansiliero (Dom Francisco) e José Luiz Paixão (Balcony) e por esta colunista. Toda a história será contada no documentário Baco 20 anos, antecipa Gil.

 

LG: Alex Atala foi um dos convidados de Gil Guimarães a criar recheios de pizzas. Ao lado, a receita de Marcos Livi ao público um gostinho nostálgico da comida de avó”, comenta o chef, que elegeu ingredientes orgânicos fornecidos diretamente por pequ