CBNFOT251020161682 Créditos: Tato Marketing/Divulgação. Hambúrguer vegano do Bhumi para o festival Burgers do Mundo.

Aproveite os últimos dias do Burguers do Mundo

Publicado em

Quem já foi gostou, quem não foi só tem até domingo a chance de degustar um (ou alguns) dos 13 burguers (a iguaria da moda) desenvolvidos especialmente para o evento organizado pela confraria Panelas da Casa, que nesta edição elegeu sanduíche como tema, no almoço e no jantar. Não se trata de qualquer sanduíche, mas de Burguers do Mundo, que é o nome oficial da iniciativa da qual participam 13 estabelecimentos.

Nem todos os sanduíches levam pão — base clássica da preparação —, como a sugestão da Cartolaria (QE 28 do Guará II), que elaborou hambúrguer de charque com castanhas ao molho de rapadura com Dijon e cebola caramelizada, acompanhado de mandioca frita. Também o filo burguer da Dona Lenha é feito de picanha grelhada, mix de cogumelos, envolto em finíssima e crocante massa filo assada na lenha. Vem com chutney de tomates e gengibre, batatinhas assadas e salada verde ao vinagrete de framboesa.

Ideia criativa

david lechitg
O chef David Lechitg e a hamburguesa latina, com carnes bovina e suína temperada ao estilo peruano, servida com guacamole, queijo e maionese de aji amarillo no pão de cerveja preta

A proposta é “fazer com que chefs, cozinheiros e restaurateurs exercitem toda sua criatividade para pensar em receitas interessantes, com qualidade gourmet e que consigam expressar o conceito de cada casa”, diz a confraria em nota, na qual explica que qualquer versão do sanduíche, orçado em R$ 29, poderá ser harmonizada com rótulos de cervejas Colombina por mais R$ 18,90. A marca, que é a primeira cerva artesanal de Goiás, foi escolhida por valorizar ingredientes do Centro-Oeste, como pequi e murici.

O grupo Belini desenvolveu três receitas — uma para cada operação. Hambúrguer de fraldinha com presunto parma, molho parmigiano, alface crespa, tomates frescos no pão brioche com polenta crocante é servido no Belini Pães Gastronomia. A fraldinha no cheddar derretido, bacon, pimenta jalapeño e maionese da casa em brioche com batatas rústicas vigora no Belini Café e um hambúrguer vegano de berinjela e castanhas com cebolas caramelizadas, molho de iogurte, salsa e hortelã no pão de nozes é oferecido no Bhumi.

cantucci
Hamburguer Beef Passion do Cantucci: pão Caseiro de abóbora com castanhas gratinado com pasta de 3 queijos com cebola caramelizada na cerveja stout

 

El Paso, Genghis Khan e Nossa Cozinha optaram por um pão de cerveja, enquanto o Jambu preferiu brioche de açaí e o Cantucci Bistrô, por pão de abóbora com castanhas. Fiéis à origem de suas culinárias, os italianos Veloce e Piccolo Emporium apostam no polpettone, enquanto o Empório Árabe sugere hambúrguer de cordeiro, coalhada com hortelã no pão com gergelim.