falta

Conheça quem é o autor do livro recomendado por Jout Jout em vídeo viral

Publicado em Sem categoria

A parte que falta foi publicado originalmente em 1976. O livrinho de 112 páginas do americano Shel Silverstein conta a história de um ser que parte em busca de uma de suas partes, que ele acredita estar faltando e, por isso mesmo, ser  a causa de sua infelicidade. O livro foi publicado no Brasil pela Cosac&Naify e este mês voltou às livrarias em nova edição da Companhia das Letrinhas. Seria mais um livro infantil, dos bons, na prateleira das seções dedicadas às crianças se não tivesse aparecido em um vídeo da youtuber Jout Jout.

A historinha do ser que parte em uma busca impossível para concluir que a felicidade está dentro de cada um, e não na parte que parece faltar, emocionou Jout Jout, que lê o livro inteiro no vídeo publicado no dia 20 de fevereiro. A youtuber conseguiu provocar um frisson em torno do livro ao ser vista por mais de 2,2 milhões de pessoas. Resultado: o livrinho infantil de Shel Silverstein, muito bom, vale repetir, virou um fenômeno literário com aumento de demanda cem vezes superior ao normal. A Companhia das Letrinhas, inclusive, já trabalha em uma reimpressão.

Mas quem é Shel Silverstein, autor recomendado por Jout Jout?

Cartunista e compositor, além de autor de livros infantis, Silverstein nasceu em 1930 e morreu em 1999. Deixou uma biblioteca de 13 livros infantis, entre prosa e poesia, nem sempre com finais felizes, porque afinal, nem sempre a vida é feita de finais felizes. O início  da carreira de escritor até lembra um pouco a de J. K Rowling e seu Harry Potter rejeitado por várias editoras. Silverstein amargou quatro anos de recusas até conseguir publicar seu primeiro livro, Lacadio, the lion who shot back. Os editores achavam o livro lindo, mas não queriam editá-lo. Foi em 1963 que a Harper& Row apostou na história de Silverstein.

Lacadio é um livrinho muito bonito sobre a felicidade. E muito triste também. Diante de um caçador, o personagem promete não machucar ninguém e ser fiel àquele que porta a arma caso não seja agredido. Mas o caçador o ignora e Lacadio acaba por devorá-lo. Ao voltar para casa, treina com a arma de seu  potencial algoz e se torna um leão muito famoso e admirado. Porém, o sucesso não traz felicidade. É o mesmo fio da meada oferecida em A parte que falta  e em muitos outros livros de Silverstein, que é também  um poeta capaz de convidar as crianças a dar vida à imaginação. Em Where the sidewalk ends, o autor faz uma proposta às crianças capazes de sonhar e as desafia a imaginar coisas impossíveis, como um sanduíche de hipopótamo. Nos 130 poemas de A light in the attic, provoca o leitor a encontrar uma série de personagens fantásticos em um sótão no qual brilha uma luz mágica.

Dos 13 livros publicados por Silverstein, apenas quatro estão traduzidos para o português. Além de A parte que falta, estão disponíveis A árvore generosa, Fuja do garabujaUma girafa e tanto. Neste último, o autor propõe questionamentos surreais e engraçados, como esticar o pescoço da girafa para que ela se torne uma girafa e meia. A árvore generosa tem uma história comovente, uma fábula sobre dar e receber.

Em entrevistas, Silverstein contava que, quando criança, queria ser popular, mas como não conseguia, só lhe restava desenhar. E foi assim que começou a desenvolver o traço marcante de suas ilustrações. O escritor também dizia que, como começou muito cedo, não tinha modelos  a serem copiadod, por isso conseguiu criar um estilo próprio. Se for para incorporar as mensagens de Shel Silverstein, valeu a dica de Jout Jout. Quem sabe as editoras brasileiras não se animam em apostar mais traduções do autor?