Montpellier-Vitorino Hilton
vitorino MHSC/Divulgação

Conheça o brasiliense que ajudou na adaptação de Andressa Alves em Montpellier

Publicado em Futebol

Montpellier (França) — A cidade que recebe o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino da França nesta quinta-feira (13/6) foi porta de entrada no futebol europeu para Andressa Alves, jogadora da Seleção Brasileira. No sul da França, Montpellier foi a casa da meia por um ano. Andressa, no entanto, não é a única brasileira que atuou no clube da cidade. O zagueiro Hilton, nascido em Brasília e ex-jogador da Chapecoense, defende o clube francês desde 2011 e chegou a ajudar na adaptação da atleta.

Sem falar inglês nem francês, Andressa chegou ao clube para começar a carreira internacional após sair do São José (SP). Hilton relembra a chegada dela no time. “Conheci a Andressa quando ela chegou a Montpellier. Tive o prazer de ajudá-la na adaptação e estou feliz por ela estar se dando bem. Espero que com a Seleção Brasileira ela possa ir mais longe e ganhar essa Copa do Mundo para a gente”, torce o atleta, que é capitão da equipe da cidade.

Nascido em Brasília e criado no Gama até os 17 anos, Hilton se mudou para Chapecó (SC) para iniciar a carreira profissional no futebol. Na carreira internacional, passou por cinco clubes, sendo quatro deles franceses: Bastia, Lens, Olympique de Marseille e Montpellier.

Morador da cidade sede do Mundial feminino há nove anos, ele elogia o clima da região. “A minha adaptação foi muito boa. Gosto muito daqui apesar de não morar no centro. É uma cidade que é ensolarada quase o ano todo. O que para um brasileiro é muito bom”, ressalta.

O zagueiro é o único brasileiro que atua no clube atualmente. No entanto, Julio Cesar, ex-zagueiro da Seleção Brasileira, e Roberto Assis, irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho, também passaram por Montpellier.

Hilton acredita que, por ser sede do Campeonato Francês feminino e ter grande relação com a modalidade, os jogos da Copa estarão cheios. “A divulgação ainda não é a mesma do futebol masculino, não temos como comparar, mas essa Copa do Mundo é uma das mais divulgadas. O futebol feminino em Montpellier é muito bom. O Mundial foi bastante falado e temos expectativas de ter um bom público nos jogos da Copa”, comenta.

Futebol feminino em Montpellier

Ele ressalta a qualidade das escolinhas de futebol feminino. “Por todo o histórico e investimento, o clube da cidade está entre os três melhores da modalidade”, diz. Para ele, a equipe só fica atrás do Lyon, atual campeão da Liga dos Campeões, e do Paris Saint-Germain, equipe da veterana Formiga.

Fundado em 1919, o Montpellier Hérault Sport Club passou a ter uma equipe feminina em 2002.Desde sua criação, a equipe feminina do clube venceu dois Campeonatos Franceses, em 2004 e 2005. Conquistou também a Copa da França em três oportunidades, entre 2006 e 2017.

Já o melhor desempenho da equipe na Liga dos Campeões feminina foi em 2005, quando chegou às semifinais.

Por Maria Eduarda Cardim — Enviada especial

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*