treinadora-Copa-América
wendy FEF/Divulgação

Única treinadora da Copa América se despede na fase de grupos

Publicado em Futebol

A única seleção comandada por uma treinadora na Copa América se despede da competição esta semana. A seleção do Equador, comandada por Wendy Villón, perdeu todos os jogos disputados no torneio e não conseguiu avançar para a fase final. A última partida da equipe foi jogada na quarta (11/4) contra a Bolívia, na qual o time perdeu por 1×0.

Wendy assumiu a equipe equatoriana há quatro meses, sendo esta a primeira competição em que ela disputa pelo país como treinadora. No entanto, antes disso, a técnica já era um nome conhecido no futebol femenino do país. Villón atuou como volante em times do país e também já foi capitã da seleção equatoriana.

Além do destaque como jogadora, Wendy foi bem sucedida na carreira como treinadora de times locais do país. Depois de se aposentar dos gramados, ela conquistou quatro títulos consecutivos da Série A do Campeonato Equatoriano de futebol feminino como técnica. Dois liderando o Rocafuerte e os dois últimos com o Unión Española de Guayaquil.

Os títulos serviram como motivação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) na contratação da técnica para assumir o lugar de Vanessa Arauz, ex-ténica da equipe. Porém, o resultado d e Wendy na primeira Copa América não foi bom. O Equador perdeu todos os jogos e levou, ao todo, 16 gols.

Na última edição da Copa América, em 2014, a equipe equatoriana fez história ao conquistar o terceiro lugar da competição. O time só participou uma vez da Copa do Mundo, em 2015, e está em 118º lugar no ranking da FIFA.

Fase final quase definida

Falta apenas uma vaga ser decidida para a fase final do campeonato. Pelo grupo A, Chile, as anfitriãs do torneio, e a Colômbia, vice-campeã em 2014, avançaram. Já no grupo B, o Brasil garantiu a vaga antecipadamente ao vencer a Venezuela na última quarta. A última vaga da fase final será definida nesta sexta-feira (13/4) no confronto direto entre Argentina e Venezuela. Quem também entra em campo pela quinta e última rodada da fase de grupos, é a Seleção Brasileira que enfrenta a Bolívia, às 19h. No quadrangular final, as quatro seleções se enfrentam e a que somar mais pontos é a campeã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*